Embaixador chinês e ministro reforçam compromisso por mais vacina e insumos

180 0

Marcelo Queiroga e Yang Wanming se reuniram pela segunda vez neste mês para tratarem sobre cooperação para acesso a imunizantes

Embaixador chinês e ministro reforçam compromisso.jpg

Foto: Tony Winston/MS

Da Redação – O embaixador chinês, Yang Wanming, reforçou o compromisso de seu país em fornecer insumos das vacinas Coronavac e AstraZeneca/Oxford ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Em reunião com o ministro Marcelo Queiroga nesta segunda-feira (19/4), Wanming ressaltou que a China tem se empenhado em oferecer o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a fabricação de imunizantes pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz. A parceria tem permitido a produção nacional de vacinas enquanto o Brasil não garante a autossuficiência na fabricação do IFA.

Queiroga e o representante diplomático chinês já haviam se reunido no dia 5 de abril. Desta vez, também participou o diretor do Butantan, Dimas Covas. Nos dois encontros, o ministro reiterou o apreço pela cooperação sino-brasileira e agradeceu o apoio recebido no combate à Covid-19.

“Vamos trabalhar juntos para superar essas dificuldades e vencer essa pandemia. Queremos produzir mais vacinas no Brasil. A vacina é a resposta que temos que dar para a população brasileira. Precisamos acelerar o nosso programa de vacinação”, pontuou o ministro.

O embaixador chinês reconheceu o empenho do ministério em imunizar os brasileiros. “O Instituto Butantan é um parceiro confiável da Sinovac (laboratório chinês que desenvolveu a vacina Coronavac). A parte chinesa compreende a necessidade brasileira de mais vacinas e essa é uma de nossas prioridades.”, destacou o embaixador. Wanming disse, ainda, que a China oferece imunizantes a mais de 100 países e precisa vacinar seu 1,4 bilhão de habitantes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Embaixador chinês e ministro reforçam compromisso por mais vacina e insumos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *