Em um ano, Patrulha DAE – Pela Proteção da Água conscientiza e verifica 3 mil denúncias em SCS

705 0

Da Redação – Em fevereiro de 2014, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul recebeu a notícia da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de que haveria uma redução no envio do recurso hídrico à cidade, por conta da grave crise vivida na Região Metropolitana do Estado. Tanto que, atualmente, o município recebe 475 litros de água por segundo, contra os 609 litros que chegavam a São Caetano em fevereiro do ano passado.

A partir de então, o DAE intensificou as ações operacionais e comerciais e idealizou novos projetos, no intuito de que a população não sofresse com o desabastecimento – o município já reduziu o consumo de água em quase 22%, desde aquela época.

Uma das iniciativas de conscientização que mais surtiram efeito junto à população foi a Patrulha DAE – Pela Proteção da Água, que, na sexta-feira (27/11), completou exatamente um ano de funcionamento. Nesse serviço, os agentes atuam em dois veículos caracterizados, com giroflex azul e sirene, e rondam a cidade para sensibilizar os moradores e orientá-los quanto ao gasto desnecessário de água.

Desde a sua criação, a Patrulha já verificou cerca de 3 mil denúncias pelos 15 quilômetros quadrados de São Caetano. Com cerca de 80% das constatações, a lavagem de calçada/quintal ainda é a campeã dos apontamentos – os patrulheiros também constatam lavagem de pátio ou fachada de condomínio; lavagem de carro com mangueira; e rega de plantas ou jardins com mangueira, entre outros. A Patrulha DAE – Pela Proteção da Água pode ser acionada pelo número 2181-1888, do Disque Combate Desperdício, ou pelo e-mail denuncia@daescs.sp.gov.br.

“Tivemos uma excelente resposta da população, após a implantação da Patrulha DAE – Pela Proteção da Água. Somando-se a outras ações, conseguimos diminuir os gastos desnecessários de água em São Caetano”, destaca o engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente do DAE.

O profissional ainda informa que outra ação importante realizada pela Patrulha é a distribuição de redutores de vazão de água de torneiras, dispositivos desenvolvidos por alunos do Senai-SP e cedidos ao DAE pela Fiesp. As peças, que são pequenos anéis e de fácil instalação, podem moderar consideravelmente a quantidade de água que sai das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Em um ano, Patrulha DAE – Pela Proteção da Água conscientiza e verifica 3 mil denúncias em SCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *