Em Diadema 100% das UBSs estão informatizadas e com Prontuário Eletrônico do Cidadão

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Da Redação – O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) já é uma realidade em Diadema e mais de 283.000 moradores estão cadastrados no novo sistema de informação do SUS, o e-SUS PEC. O Prontuário Eletrônico do Cidadão tem o objetivo de agilizar e qualificar os serviços à população nas UBS, como consultas e procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem.

Todo o histórico das condições de saúde dos munícipes estará disponível no sistema no momento do atendimento, assim como as informações de consultas, procedimentos, exames e medicamentos. As farmácias também estão informatizadas e passaram a utilizar o sistema Hórus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que possui total integração com o PEC.

“A informatização das UBSs qualifica o fluxo do paciente dentro do serviço, melhorando a comunicação entre os profissionais no atendimento, diminuindo esperas do paciente e retrabalhos. O prontuário será utilizado também como base para que o município organize ainda melhor as políticas públicas referentes à área da saúde”, comentou o secretário de Saúde, Luís Cláudio Sartori.

Para a implantação do PEC em Diadema, a Prefeitura investiu R$ 820.000 na aquisição de 215 computadores e 300 impressoras para complementar o parque tecnológico existente na Rede de Atenção Básica do município. Também foram contratados 110 digitadores, por três meses, para digitalizar os cadastros dos cidadãos. Além disso, todos os profissionais da Atenção Básica receberam treinamento para operar o sistema. A informatização teve início em março de 2017, com a UBS Vila São José, que foi a unidade piloto para a implantação do PEC. Os antigos prontuários, feitos de papel, continuarão arquivados na unidade para que, caso necessário, sejam consultados.

O Prontuário do Cidadão fica disponível para os profissionais de saúde de toda a rede básica do município, facilitando em casos de mudanças de endereço ou necessidade de atendimento por outra UBS que não seja sua unidade de referência.

“As informações dos usuários passaram a ser registradas em um formato mais lógico e compreensível para todos, compondo um histórico mais confiável e rico de informações úteis para o acompanhamento de suas condições de saúde”, afirmou o secretário de saúde, Luís Cláudio Sartori.

“Diadema ganha uma ferramenta de trabalho mais eficiente e moderna. Além da rapidez em todo o processo, há redução do número de documentos como fichas, receitas e atestados preenchidos manualmente. É importante ressaltar que todas as informações de saúde do usuário são protegidas por extremo sigilo, estando acessível somente a médicos e enfermeiros e apenas no momento do atendimento”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Prontuário eletrônico – As informações do PEC servirão de base de dados para o município e o país direcionarem as políticas públicas na área da saúde. Hoje aproximadamente 70%” dos cidadãos de Diadema já estão cadastrados no novo sistema de atendimento informatizado. Com o cadastro populacional e a implantação do e-SUS Atenção Básica, um sistema para registro das informações de saúde dos pacientes que utilizam a rede, o município garante o repasse de verbas do Ministério da Saúde destinadas para Atenção Básica. Atualmente, os recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde provêm, em grande parte, do orçamento municipal e também de verbas do governo estadual e do federal. Para a Atenção Básica, Diadema recebe, em média, R$ 2,3 milhões mensais do Ministério.

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