Em comemoração aos 10 anos, Grupo Rosas Periféricas recebe o Sarau Urbanista Concreto

41 0

Da Redação – O Grupo Rosas Periféricas, atuante no Parque São Rafael, Zona Leste de São Paulo, dá continuidade à programação de Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro, iniciado em março de 2021, por meio da 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, com remontagem de seu repertório, realização de saraus e oficinas e apresentações de grupos convidados.

No dia 24 de abril (sábado, às 17h), acontece o Sarau da Antiga 28 Pergunta, que recebe Germando Gonçalves, idealizador do Sarau Urbanista Concerto, integrando a série de encontros virtuais nos quais o Sarau da Antiga 28 (criado pelo Rosas Periféricas) recebe representates desses tradicionais eventos para uma entrevista e justa homenagem. Em maio, o projeto recebe representantes do  Sarau do Kintal (dia 29) e, em junho, é a vez do Sarau Elo da Corrente (dia 26)

O Sarau Urbanista Concreto é um evento ligado à poesia e a literatura, focado na literatura urbana marginal, com sede na Organização Força Cultural, no Parque São Rafael, zona leste de São Paulo. Quando presencial, é realizado no terceiro sábado do mês, apresentado pelo idealizador Germano Gonçalves e realizado voluntariamente. O sarau é aberto sem limite de idade, poder econômico, religião, raças ou etnias. Sua filosofia é ser democrático e fomentar a cultura por intermédio da leitura, buscando incentivar comunidade. Com o sarau, Germano desenvolve estilo e método que contemplam o convívio coletivo, a poesia livre e o estimulo à leitura, no processo de apreciação e colaboração com foco na literatura urbana marginal periférica divergente.

Germano Gonçalves é poeta, escritor e professor de História e Geografia da Rede Estadual de Ensino de SP. Idealizador do Sarau Urbanista Concreto, ele possui três obras publicadas: O Ex-Excluído (poemas, 2014), Literatura Urbana Marginal-arte na Periferia (ensaio social sobre literatura marginal, 2016) e Contos Marginais (2017). Participa de coletâneas literárias e concurso de poemas e contos. Ministrou oficinas de literatura marginal em ONGs e casas de cultura; foi coordenador de sala de leitura no Projeto Gente; e integra a Força Cultural em assuntos literários, além de ministrar palestras de incentivo à leitura e literatura marginal em escolas e instituições.

O Sarau da Antiga 28 Pergunta são quatro encontros virtuais ao vivo, como visitas e homenagens a saraus tradicionais de São Paulo, cuja experiência irá nortear suas novas edições. A ideia dos encontros é entender como é a dinâmica de cada um, conhecer suas histórias e reverenciá-los. Mas não será somente uma entrevista, há também lugar reservado para momentos de literatura marginal com poesias e lançamento de livro. O Rosas Periféricas começou a participar de saraus em 2015; em 2016, criou o Sarau da Antiga 28, propondo discussões e reflexões sobre temas como política, mulheres, América Latina e cor da pele, tudo regado a muita poesia, lida e inventada. O nome vem do endereço da primeira sede do grupo, cuja Rua Martin Lumbria era mais conhecida como “antiga Rua 28”, no Parque São Rafael. Nomes como Marta Baião (atriz, dramaturga e diretora), Germano Gonçalves (escritor), Walner Danziger (escritor), Juliana Morelli (atriz e artista plástica) e Coletivo Via (artes visuais) e as bandas ArmaMentes, Fuga Operária e ManaTiana já passaram pelo Sarau da Antiga 28

Serviço – Rosas Faz 10 Anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro, com SARAU DA ANTIGA 28 PERGUNTA. Convidado: Sarau Urbanista Concerto | Germano Gonçalves, dia 24 de abril. Sábado, às 17h. Transmissão: Facebook/rosas.perifericas | Youtube/RosasPeriféricas Com Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Monica Soares, Paulo Reis e Rogério Nascimento. Grátis. Duração: 1h. Livre.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Em comemoração aos 10 anos, Grupo Rosas Periféricas recebe o Sarau Urbanista Concreto"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *