Eleição da Comissão de Atletas do COB tem sete candidatos do atletismo

60 0

A votação, que ocorrerá das 12h desta segunda-feira (9/11) até às 17h de quarta (11/11), indicará os 25 integrantes da CACOB para o ciclo 2021/2024; podem votar atletas que tenham participado dos dois últimos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno

Da Redação – A eleição dos novos integrantes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) será realizada de segunda-feira (9/11), a partir das 12 horas, até quarta-feira (11/11), às 17 horas. O pleito, que havia sido suspenso, foi remarcado e tem 62 candidatos, sendo 32 mulheres e 30 homens, na disputa pelas 25 vagas no ciclo 2021/2024.

Serão eleitos 21 atletas que tenham participado dos Jogos Olímpicos Londres-2012, Sochi-2014, Rio-2016 ou PyeongChang-2018 e outros quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a 2012.

O atletismo tem sete candidatos, por ordem alfabética: Adriana Aparecida da Silva (maratonista), Cisiane Lopes (marcha atlética), Fabiana Murer (salto com vara), Fabiano Peçanha (800 m) e Jonathan Riekmann (marcha atlética), entre os que participaram dos Jogos de Londres-2012 e do Rio-2016. Concorrem também Clodoaldo Lopes do Carmo e Jefferson Sabino, entre os que competiram antes de Londres-2012.

Estão aptos a votar os atletas olímpicos que tenham participado de pelo menos uma das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos de Inverno (2014 e 2018) ou de Verão (2012 e 2016). Cada um terá, obrigatoriamente, de dar três votos: um em candidato do sexo feminino, outro em um candidato do sexo masculino, e um em atleta olímpico que tenha participado exclusivamente de Jogos Olímpicos anteriores a 2012.

Criada em 2009, a CACOB teve participação histórica na eleição do COB em outubro. Com direito a 12 votos – até 2017, somente um integrante podia votar – os atletas foram decisivos na escolha do presidente, vice e membros do conselho administrativo da entidade. A partir do próximo ciclo, 19 deles terão poder decisório.

A Comissão de Atletas tem como objetivos estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados com o Movimento Olímpico; representar os direitos e interesses dos atletas Olímpicos; incentivar a presença feminina no esporte; e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros.

A CACOB tem a responsabilidade de examinar questões relativas aos Atletas Olímpicos; manter contato constante com outras Comissões de Atletas Nacionais e Internacionais; apresentar sugestões nas questões referentes ao controle de dopagem; fazer indicação para eleição da Comissão de Atletas do COI; além de elaborar o relatório anual da Comissão de Atletas e divulgar suas deliberações e ações em andamento para toda a comunidade esportiva.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Eleição da Comissão de Atletas do COB tem sete candidatos do atletismo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *