EFA tem programação para celebrar o Dia do Meio Ambiente

613 0

Da Redação – No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), a Escola de Formação Ambiental (EFA) preparou uma extensa programação com oficinas, palestras e sessões de vídeo. As novidades serão a realização de um concurso de fotografias do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, que neste mês também completa 13 anos; e a inauguração da sala de vídeo do Centro de Visitantes do Parque. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico: eeambiental@santoandre.sp.gov.br ou pelo telefone 4439-5022.

Neste mês as atividades terão início no dia 5, das 9h às 12h, e das 13h às 16h, quando serão realizadas atividades de sensibilização ambiental com visitas ao Núcleo Olho D’Água do Parque Nascentes. Inscrições no local. Também será aberta ao público a sala de vídeo do Centro de Visitantes (CV) do Parque Nascentes com exibição, dos documentários ‘100 anos Luz’, ‘SPR’, além de filmes da Mostra do ‘Circuito Tela Verde’ e imagens do Parque Nascentes visto por cima. As apresentações acontecerão também nos dias 11 e 12, 18 e 19 e 25 e 26 de junho, sempre das 10h às 12h, e das 14h às 16h. Grátis. No dia 5 terá início também a pesquisa de satisfação dos visitantes do parque. As informações auxiliarão a equipe gestora no planejamento de ações de uso público do local. O endereço do CV é Rua Direita, 371, tel. 4439-0321.

Os moradores da Vila de Paranapiacaba terão duas oportunidades de conhecer o Parque Nascentes. No dia 18, a visita será nas trilhas da Água Fria, da Pontinha e Caixa do Gustavo, e no dia 25, o Núcleo Olho D´Água e trilha do Mirante. A inscrição deve ser feita no CV de 5 a 16 de junho, e o morador deverá apresentar comprovante de endereço. A saída, nos dois dias, será do próprio CV às 10h. Durante o passeio, além de conhecer detalhes da biodiversidade local, os moradores poderão contar histórias a partir de suas memórias, experiências e vivências no local, que ajudarão a equipe do Parque a reunir informações sobre práticas culturais e o uso da área pelos antigos moradores. E no dia 24, das 14h às 16h, será realizado o Trekking Ambiental Juvenil, destinado a jovens de 12 a 14 anos, e que envolverá gincana temática no Núcleo Olho D´Água do Parque Nascentes.

Oficina e projeto EFA Itinerante – Nos dias 7 e 10, às 9h, o público poderá conferir a oficina ‘Alimentação para Sustentabilidade’. Com quatro horas de duração, a atividade, realizada em parceria com o Sesi, abordará a questão do consumo responsável e do aproveitamento integral dos alimentos. Os encontros serão na EFA Billings (Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5), e contarão com aula teórica e prática baseada no reaproveitamento de alimentos e suas cascas. Haverá certificado para os participantes. A oficina ‘Arte e Decoração com papel’ acontecerá nos dias 13 e 15, das 14h às 16h. A atividade envolverá a sensibilização quanto à importância do consumo responsável e as possibilidades de reutilização de jornal e revista na confecção de objetos de decoração. Os inscritos deverão levar jornais e revistas. Para ambas as vagas são limitadas.

Neste mês o projeto EFA Itinerante: Florestas e Mananciais será realizado nos dias 14 e 30, das 14h às 16h. A atividade de sensibilização ambiental realizada em parceria com o Centro de Referência em Assistência Social Móvel, voltada a moradores da região de Paranapiacaba e Parque Andreense, contará com a realização de rodas de conversa e oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis. Já nos dias 16, 17, 21, 23 e 28, será realizado o projeto EFA Itinerante: A Mata Atlântica e seus recursos naturais. Trata-se de atividade de sensibilização ambiental destinada a escolas da região de Paranapiacaba e Parque Andreense envolvendo temas como os benefícios da conservação da Mata Atlântica, biodiversidade e utilização de recursos naturais. Os encontros serão das 9h30 às 11h, e das 13h30 às 15h.

Ainda em junho, no dia 20, no sentido de reforçar o Programa de Reflorestamento desenvolvido na região de Paranapiacaba e Parque Andreense, serão realizadas ações educativas voltadas à importância da conservação das florestas para a manutenção dos recursos hídricos. A atividade acontecerá no Posto de Saúde do Parque Andreense (r. Ibertioga, s/n) das 9h às 11h30. Os participantes poderão adotar uma muda que, mediante cadastro, terá o seu desenvolvimento acompanhado por representantes do Programa. NO mesmo dia o geógrafo Newton José Barros Gonçalves, gerente de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André, proferirá a palestra “A importância das áreas de mananciais de Santo André’. As áreas de mananciais de Santo André ocupam 53% do território da cidade e possuem grande quantidade de nascentes e cursos d´água, extensa cobertura vegetal de Mata Atlântica bem conservada e fauna bastante rica e diversificada. A atividade acontecerá na EFA Billings das 14h às 16h. Haverá certificado para os participantes.

Para encerrar a programação do mês, nos dias 27 e 30 serão realizados os Encontros de Agentes Ambientais Mirins. Voltado a crianças residentes na região de Paranapiacaba e Parque Andreense, neste mês a atividade terá como tema ‘Manancial: que lugar é esse?’. Os encontros serão das 9h30 às 11h, e das 13h30 às 15h.

Concurso fotográfico – Em comemoração aos 13 anos, será realizado o 1º Concurso de Fotografias do Parque Nascentes de Paranapiacaba. Para participar basta visitar o local, tirar a foto e postar no Facebook da Prefeitura de Santo André. O concurso está disponível no site da Prefeitura (www.santoandre.sp.gov.br). Um júri de sete, composto por fotógrafos profissionais, artistas e moradores da vila selecionarão as 20 melhores imagens, que serão impressas e expostas no Centro de Visitantes do Parque. O autor da melhor foto também receberá uma impressão especial de sua imagem. Inscrições até 26 de junho. A curadoria para seleção das melhores fotos será realizada no dia 29 e a divulgação dos resultados será no dia 30, no site da Prefeitura. Já cerimônia de premiação será no dia 16 de julho, às 11h, no Centro de Visitantes do Parque.

A Escola de Formação Ambiental Billings é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, responsável pela administração da região de proteção e recuperação de mananciais de Santo André e Vila Ferroviária de Paranapiacaba. A cada mês, a escola organiza uma programação com oficinas, cursos, visitas pedagógicas e palestras. O endereço da escola é Rodovia Índio Tibiriçá, km 39,5, no Parque Andreense. Inscrições e mais informações pelo tel. 4439-5022 ou pelo endereço eletrônico: eeambiental@santoandre.sp.gov.br.

Serviço – Programação da Escola de Formação Ambiental Billings – Junho 2016: Oficinas, palestras, visitas ao Parque Nascentes e concurso fotográfico, entre outras atividades. Inscrições e informações: (11) 4439-5022 ou pelo endereço eletrônico: eeambiental@santoandre.sp.gov.br Toda a programação é gratuita

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "EFA tem programação para celebrar o Dia do Meio Ambiente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *