Educadores municipais visitam ETE Mauá

587 0

Da Redação – Coordenadoras pedagógicas e diretoras das escolas municipais visitaram nesta segunda-feira (15) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. Em passeio organizado pela Secretaria de Relações Institucionais, as profissionais de educação tiveram a oportunidade de ver, na prática, como a Prefeitura de Mauá, por meio de convênio firmado com a Odebrecht Ambiental, trata aproximadamente 22 mil metros cúbicos de efluentes por dia.

A estação recebe 300 litros de água residual por segundo e já é capaz de tratar metade do esgoto gerado pela população mauaense. “Daqui a um ano, estará apta para tratar 100%, o que vai possibilitar devolver para Mauá o Rio Tamanduateí completamente limpo”, revelou o prefeito Donisete Braga, que acompanhou a visita.

Dos 35 quilômetros de extensão do rio, nove estão na cidade. Além disso, é aqui que ele começa. A nascente fica no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e está totalmente despoluída. O Córrego Itrapoã, localizado na Vila João Ramalho, também está limpo e os peixes estão de volta às suas águas.

Para a assessora especial da Secretaria de Educação de Mauá, Tânia Teixeira,  é importante que as diretoras e as coordenadoras entendam o processo de tratamento para que possam disseminá-lo para as professoras que atuam em sala de aula. “Dessa maneira, não só as crianças, mas também os pais e toda a população passarão a conhecer a ação ambiental”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal José Resende, Sueli Marcon, ficou bastante satisfeita com a visita porque agora está apta para trabalhar o tema nas reuniões pedagógicas que promove periodicamente.

“É fundamental compartilhar o que aprendemos aqui com os professores, pois eles é que atuarão como multiplicadores do conteúdo para os alunos. No contexto pedagógico, além de mostrar como a estação funciona, vamos sensibilizá-los sobre as consequências de se jogar óleo de cozinha e lixo no rio e nas ruas”, comemorou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Educadores municipais visitam ETE Mauá"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *