Educação de SCS é destaque na Avaliação Nacional da Alfabetização

756 0

Da Redação – A Educação de São Caetano do Sul, referência de qualidade, segue se destacando nas avaliações nacionais de desempenho. Depois dos bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora a rede municipal sulsancaetanense conseguiu sucesso na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que tem como objetivo aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática.

A avaliação faz parte do Painel Educacional do Município, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Na comparação com outras cidades da região ou com a média estadual, os alunos de São Caetano tiveram desempenho superior em todas as variáveis no ano de 2014: Leitura, Escrita e Matemática. O exame é realizado com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

“Esse reconhecimento da qualidade da Educação de São Caetano nos enche de orgulho. O bom desempenho de nossos estudantes é fruto da dedicação de nossos educadores e dos investimentos da Prefeitura para oferecer o melhor ensino possível em nossas escolas municipais. O resultado na Avaliação Nacional da Alfabetização é mais um motivo para a cidade celebrar”, afirmou o prefeito Paulo Pinheiro.

Na prova objetiva de Leitura, 82,75% dos estudantes de São Caetano alcançaram os dois maiores níveis de proficiência, contra a média de 61,1% no Estado de São Paulo. A prova discursiva de Escrita apontou que 94,64% dos sulsancaetanenses estão nos dois mais altos níveis entre os cinco da avaliação, enquanto no restante do Estado a média é de 86,89%.

A Avaliação Nacional da Alfabetização também observou o desempenho das crianças em Matemática. Em São Caetano, 87,41% dos alunos estão nos dois maiores níveis – 67,81% atingiram o nível máximo. Entre os demais municípios paulistas, apenas 43,69% das crianças chegaram ao maior nível na disciplina.

Evolução – A secretária municipal de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, comemorou o bom desempenho e ressaltou que as notas dos alunos sulsancaetanenses também aumentaram em relação à avaliação anterior. “Nós temos melhorado ano a ano. Para isso ocorrer, a Prefeitura está investindo tanto na formação dos professores como na infraestrutura das escolas.”

“Estamos trabalhando com uma metodologia de tutoria do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, com formação continuada de professores e equipes gestoras inclusive nas próprias escolas”, explicou Ivone Braido Voltarelli, lembrando que a rede municipal de São Caetano possui a Fundação Itaú Social como parceira nesta ação.

A secretária de Educação de São Caetano também destacou o trabalho integrado da rede municipal de ensino. “É importante destacar que o bom resultado obtido pelos alunos no Ensino Fundamental começa na Educação Infantil. Nossas escolas infantis fazem um ótimo trabalho de acompanhamento e monitoramento do processo ensino-aprendizagem. Por isso as crianças chegam ao 1º ano do Fundamental bem preparadas para os novos desafios.”

A Avaliação Nacional da Alfabetização contou com a participação de cerca de 2,5 milhões de estudantes de 49.176 escolas públicas do Brasil. Em São Caetano participaram quase 1,2 mil alunos de 19 escolas municipais. Para ter seu resultado validado, cada escola precisou cumprir o critério de pelo menos 80% dos estudantes matriculados fazendo as avaliações, para evitar distorções nas notas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Educação de SCS é destaque na Avaliação Nacional da Alfabetização"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *