Educação de SCS representa o Brasil na COP 21 em Paris

897 0

Da Redação – A Educação de São Caetano do Sul representou o Brasil na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas 2015 (COP 21), encerrada sexta-feira (11/12) em Paris. O professor Luiz Cruz, vice-diretor da Escola Municipal de Ensino (EME) Prof.ª Alcina Dantas Feijão, apresentou a educadores de todo o mundo uma campanha sobre aquecimento global desenvolvida por alunos do curso de Publicidade da escola.

O educador sulsancaetanense representou o Brasil no seminário internacional Getting climate-ready: ASPnet schools response to climate change (De prontidão para o clima: as respostas das escolas associadas Unesco às mudanças climáticas), realizado nos dias 7 e 8 de dezembro na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A Unesco possui mais de 10 mil escolas conveniadas em 181 países – a EME Prof.ª Alcina é uma delas.

“A participação foi muito melhor do que eu esperava. Mais do que conhecer os detalhes da nossa campanha de conscientização sobre o aquecimento global, o que os representantes dos outros países queriam saber é qual contribuição poderia dar com minha experiência, especialmente como uma escola pública deve buscar parcerias com empresas privadas e como incluir a conscientização ambiental no currículo acadêmico”, explicou Luiz Cruz.

A búlgara Irina Bokova, diretora-geral da Unesco, abriu o seminário elogiando o trabalho desenvolvido nas escolas conveniadas à Organização. “A sustentabilidade começa nas escolas”, ressaltou. O exemplo de São Caetano foi muito comentado pelos participantes do encontro. “Nosso trabalho chamou atenção por usar a criatividade na conscientização da comunidade escolar”, afirmou o educador sulsancaetanense.

PenseSimples – A campanha desenvolvida pelos alunos da EME Prof.ª Alcina recebeu o nome de #PenseSimples e contou com mais de 50 ações diferentes, com grande repercussão entre os quase 2.000 alunos, professores e demais funcionários da escola. Foram diversas ideias que estimularam o debate sobre os riscos e consequências do aquecimento global.

Entre os destaques da campanha estava a ação que levou pedras de gelo derretendo às carteiras dos alunos, com a seguinte inscrição em seus interiores: “Esta é a melhor explicação sobre aquecimento global que encontramos”. A coordenadora do projeto de escolas conveniadas da Unesco, Sabine Detzel, elogiou a iniciativa. “Eu nunca mais vou conseguir olhar pra uma pedra de gelo da mesma maneira.”

As ações idealizadas pelos alunos de São Caetano tiveram como base a redução de impactos ambientais, num conceito de campanhas publicitárias com utilização mínima de recursos. Em uma delas, 120 professores receberam um minúsculo cartão com um texto impossível de ser lido a olho nu. Para decifrarem a mensagem, eles tiveram que utilizar uma ‘gota’ de vidro que acompanhava o cartão e era capaz de ampliar o texto: “Você é a gotinha que faz os alunos enxergarem um novo mundo a cada dia. Feliz Dia dos Professores.”

O educador japonês Yoshiyuki Nagata se emocionou com a mensagem, entregue aos participantes do seminário na Unesco. “Vou levar esta gotinha no bolso para o Japão, mas a sua mensagem vou carregar comigo todos os dias no coração”. Luiz Cruz celebrou a receptividade ao trabalho apresentado em Paris. “Conseguimos um retorno superlegal. Ser brasileiro faz muita diferença quando você participa de um encontro com pessoas do mundo todo. Ao descobrirem que você é brasileiro, todos abrem um sorriso e te abraçam.”

O educador de São Caetano participou ainda de grupos de trabalho para a redação de um documento oficial da Unesco que será distribuído a todas as escolas conveniadas da Organização, conversou com a imprensa internacional e visitou o pavilhão de exposição da COP 21. Confira vídeos do evento na página da Prefeitura no Facebook (www.facebook.com/prefeitura.saocaetano).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Educação de SCS representa o Brasil na COP 21 em Paris"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *