Educação de São Caetano promove evento de capacitação para APIs

768 0

Da Redação – A Secretaria de Educação de São Caetano, por meio do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns e da Mesa Educadora, promoveu duas palestras de capacitação para auxiliares de primeira infância (APIs) no Teatro Santos Dumont, no Bairro Santa Paula. As profissionais, fundamentais no dia-a-dia das escolas de Educação Infantil, acompanharam a explanação do filósofo Ives Alejandro Munoz sobre o tema Empatia.

“Esse evento é uma forma de valorizarmos as APIs, para que elas comecem o ano ainda mais motivadas e continuem com o ótimo trabalho que desenvolvem em nossas escolas”, afirmou a secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli. “As auxiliares são super-importantes. São elas as responsáveis pelo contato mais próximo com os alunos, além de também ajudarem as professoras em sala de aula. Quanto melhor o trabalho das APIs, melhor é a qualidade do atendimento a nossas crianças nas EMEIs e EMIs.”

Em sua palestra, o filósofo Ives Alejandro Munoz falou sobre a importância da empatia e destacou pesquisas realizadas sobre o tema em todo o mundo, além de contextualizar historicamente as diferentes visões sobre o assunto. Ao destacar a importância de se buscar uma prevalência da empatia em contraposição ao egoísmo, o palestrante ressaltou o papel fundamental dos educadores. “É mais fácil aumentar a empatia de uma criança do que de um adulto, que carrega uma carga de experiências que muitas vezes o torna menos aberto. Por isso o trabalho desenvolvido na Educação Infantil é tão importante.”

As APIs da rede municipal de São Caetano, que lotaram o Teatro Santos Dumont nas duas sessões da palestra, aprovaram a iniciativa da Secretaria de Educação. “Tenho certeza que esta atividade levou muitos conhecimentos às auxiliares de primeira infância, tanto do ponto de vista profissional como para o amadurecimento pessoal”, avaliou a diretora municipal de Educação, Janice Paulino César.

O clima de felicidade pela aproximação da volta às aulas e o reencontro com os colegas de trabalho contagiou o público antes mesmo do início da palestra. A coordenadora técnica da Mesa Educadora de São Caetano, Mônica Pinheiro de Souza Melim, convidou todos os participantes do evento a darem um longo abraço em seus colegas – sugestão prontamente aceita por todos – e mandou uma mensagem às APIs: “Vocês contribuem muito com a Educação em nosso País. Espero que todas dêem o melhor de si no trabalho, por nossas crianças.”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Educação de São Caetano promove evento de capacitação para APIs"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *