Edição 2017 da Liga terá seis equipes e será a maior da história

551 0

Da Redação – A Liga Ouro terá sua maior edição da história. Com seis equipes, a Divisão de Acesso ao NBB CAIXA contará com número recorde de participantes, sendo todos eles estreantes na competição: Botafogo (RJ), Joinville (SC), Brusque (SC), Contagem Towers (MG), Blumenau (SC) e Santos, do Amapá (AP).

A disputa terá início no dia 3 de março (sexta-feira), com a partida entre Santos (AP) e Botafogo, em Macapá (AP), no Ginásio do IFAP (Instituto Federal do Amapá). Dois dias depois, no domingo (05/03), as equipes voltarão a se enfrentar, no mesmo local.

Além do número recorde de clubes, a edição 2017 da Liga Ouro tem um fato para lá de inusitado: o Santos do Amapá (AP) será a primeira equipe da Região Norte na história das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB). “A LNB vem crescendo assim como o basquete no Brasil e a Liga Ouro é, de fato, um dos principais instrumentos para o desenvolvimento da modalidade no país. Nesta temporada, o Norte passa a ter um representante na elite do basquete e isso é mais um passo que a LNB dá para uma maior popularização do esporte no território nacional”, afirmou João Fernando Rossi, presidente da LNB.

O sistema de disputa da primeira fase da Liga Ouro não mudou, e os times jogarão quatro vezes entre si em dois turnos. As rodadas serão realizadas com dois jogos do mesmo confronto por semana. Com isso, cada equipe disputará um total de 20 partidas na fase de classificação. A única mudança fica por conta dos playoffs. Agora com seis equipes, a competição classificará os quatro primeiros colocados da fase de classificação às semifinais, que assim como a grande Final, serão disputadas em uma melhor de cinco jogos.

Confira os clubes participantes da Liga Ouro 2017:
– Associação Desportiva Brusque (SC)
– Basquete Blumenau (SC)
– Botafogo de Futebol e Regatas (RJ)
– Contagem Towers Basquete (MG)
– Associação dos Amigos do Basquete de Joinville (SC)
– Santos Futebol Clube (AP)

A Liga Ouro – Disputada pela primeira vez em 2014, a Liga Ouro foi responsável pelo ingresso de quatro equipes na elite do basquete brasileiro. Campeão da primeira edição do campeonato, o Rio Claro Basquete garantiu o acesso através da Liga Ouro e disputou o NBB CAIXA por duas temporadas consecutivas.

No ano seguinte, foi a vez do Banrisul/Caxias Basquete assegurar um lugar no principal campeonato de basquete do país depois de sagrar-se campeão da Liga Ouro. Em sua segunda temporada no NBB CAIXA, a equipe representa o Estado do Rio Grande Sul na divisão principal da modalidade da bola laranja.

Já em 2016, a Divisão de Acesso teve o Vasco da Gama como grande campeão e, consequentemente, a equipe cruz-maltina garantiu seu lugar no NBB CAIXA. Derrotado pelo clube carioca na grande decisão, o vice Campo Mourão herdou a vaga do Rio Claro e também assegurou seu acesso à principal competição do basquete nacional.

Em três edições disputadas, a Liga Ouro já contou com a participação de oito equipes diferentes, oriundas de seis Estados distintos mais o Distrito Federal. Sempre realizada no primeiro semestre, a competição teve sua série final transmitida ao vivo via WEB nas duas últimas temporadas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Edição 2017 da Liga terá seis equipes e será a maior da história"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *