É o Brasileirão. Mas pode chamar de Paulistão…

669 0

* Márcio Trevisan – Nas dez mais recentes edições do Campeonato Brasileiro, clubes paulistas terminaram entre os seis melhores colocados em nada menos do que 18 oportunidades.

Destas, vale ressaltar que o Corinthians faturou três títulos (2011, 2015 e 2017) e o Palmeiras ganhou outros dois (2016 e 2018). O Santos, por sua vez, foi vice-campeão em 2016 e 3º lugar no ano seguinte, enquanto o São Paulo ficou na terceira posição em 2009 e na segunda em 2014. Isso, claro, sem que lembremos que a festa no fim dos quatro últimos Brasileirões se deu em terras bandeirantes – duas com o Timão e duas com o Verdão.

Tais informações comprovam a supremacia da bola paulista em relação a todos os demais clubes do País. Por isso, e já pedindo perdão pelo neologismo que leremos no fim deste parágrafo, o fato é que seja por razões financeiras, fruto de melhores administrações ou então devido a motivos técnicos, a verdade é que a cada ano a principal competição em nível nacional do Brasil vai meio que se “apaulistando”.

Neste ano, o torneio mal começou e já se vê, mais uma vez, a liderança dos clubes do Estado. Ao fim de apenas quatro rodadas, o líder é o Palmeiras; o vice-líder, o Santos; e o terceiro colocado, o São Paulo. E com um detalhe para lá de importante: todos com a mesma pontuação (10) e porcentagem de aproveitamento (excelentes 83.3% dos pontos disputados). Até agora só mesmo o Corinthians deixa a desejar, ocupando somente o 12º lugar, com 5 pontos.

Sei que o Campeonato Brasileiro ainda terá mais 34 rodadas pela frente, mas é bom que clubes cariocas, mineiros, gaúchos, etc. fiquem alertas: os pontos que se ganha no começo somam-se aos pontos que se ganhará no fim.

Depois não adianta reclamar se, em dezembro, a taça vier novamente para cá.

Curtinhas

Idem na B – Não é só no Brasileirão que o domínio está sendo paulista – no Brasileirinho isso também acontece. Cumpridas as três primeira rodadas da Série B, o líder é o Botafogo de Ribeirão Preto/SP, com 9 pontos e 100% de aproveitamento, e o vice é o Bragantino, com 7 e 77.8%, respectivamente.

E também na C – Querem mais provas do domínio paulista no futebol brasileiro? Pois bem: na Terceira Divisão, dois dos três representantes de São Paulo são líderes de seus grupos depois de duas rodadas – o Novorizontino, com 6 pontos no Grupo 13, e o Ituano, com 4 no 14.

Que isso, tchê? – Ainda falando de classificação do Brasileirão, mas da outra ponta, surpreende a presença do Grêmio/RS na antepenúltima colocação e, consequentemente, na zona do rebaixamento. Até agora, o time de Renato Gaúcho somou apenas 2 dos 12 pontos que disputou e está atrás até mesmo do recém-chegado CSA/AL. Estes 10 pontos que o “Imortal” já deixou escapar certamente lhe farão muita falta no futuro e, de repente, poderão até mesmo eliminar suas chances de título.

Pegou mal – Por uma questão de ética, não comento atitudes ou declarações de órgãos de Imprensa ou de jornalistas esportivos, mas hoje terei de abrir uma exceção: a brincadeira que a Rede Globo de Televisão fez com o goleiro Sidão, do Vasco/RJ, após a derrota para o Santos foi de um profundo mau gosto e também de enorme falta de respeito. Entregar o troféu de melhor jogador em campo a um atleta que foi muito mal na partida, ainda que tenha sido eleito pelos torcedores, provou a péssima fase que vive a emissora carioca. E pedir desculpas depois em nada melhorou sua imagem e muito menos diminuiu o desrespeito com o goleiro e a diretoria vascaínos. Depois, milhares de torcedores a xingam em coro nos estádios e a emissora faz beicinho.


* Márcio Trevisan é jornalista esportivo há 30 anos. Começou no extinto jornal A Gazeta Esportiva, onde esteve por 12 anos. Passou, também, pelas assessorias de Imprensa da SE Palmeiras e do SAFESP, além de outros órgãos. Há 13 anos iniciou suas atividades como Apresentador, Mestre de Cerimônias e Celebrante, tendo mais de 450 eventos em seu currículo. Hoje, mantém os sites www.marciotrevisan.com.br e www.senhorpalmeiras.com.br. Contato com o colunista pelo e-mail apresentador@marciotrevisan.com.br.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "É o Brasileirão. Mas pode chamar de Paulistão…"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *