Dramaturga escocesa Jo Clifford volta para workshop no Sesi

692 0

Da Redação – Dois anos depois de sua primeira passagem pelo Brasil, a dramaturga escocesa Jo Clifford, referência no teatro de seu país de origem, volta para repetir o sucesso do workshop A Empatia na Escrita Dramatúrgica – Desenvolvendo a Escuta, nos dias 10, 11 e 12 de maio na sede do SESI-SP, na Avenida Paulista. Para participar, os interessados devem realizar o cadastro e preencher o questionário de inscrição no site www.sesisp.org.br/dramaturgia, no período de 25 de abril a 1° de maio.

Durante os encontros, promovidos pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, em parceria com o Creative Scotland, os participantes serão desafiados a desenvolver sua escrita e seu olhar sobre a cidade e seus habitantes. A partir das provocações e instruções dadas por Jo, deverão buscar se colocar no lugar de uma outra pessoa e imaginar como seria estar na pele do tal desconhecido, para construir um novo personagem.

Com mais de 80 peças já montadas em diversos países, Jo Clifford é respeitada por seus textos e também pelas excelentes adaptações de clássicos. Sua peça The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven (O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, em tradução livre) foi selecionada para a mostra especial de música, teatro e dança Made in Scotland, do Festival Fringe de Edimburgo em 2015. Sua adaptação do livro de Charles Dickens, Great Expectations, fez dela a primeira dramaturga transgênero a ter uma peça encenada no West End de Londres.

Ela desembarca no dia 7 de maio no Rio de Janeiro para participar da FLUPP Pensa – projeto de formação de autores e leitores promovido pela Festa Literária das Periferias (FLUPP). Em seguida, a dramaturga, jornalista, radialista, performer e professora universitária segue para o workshop em São Paulo e, por último, passa por Belo Horizonte, onde apresentará a peça inédita no Brasil The Gospel According to Jesus, Queen of Heaven no Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte (FIT BH), nos dias 21, 22 e 23 de maio.

Esta também é a segunda vez que Jo atende a um convite do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Em 2014, a autora integrou uma mesa-redonda com o ator e diretor Kiko Marques (de Cais ou Da Indiferença das Embarcações), e o também ator e diretor César Baptista (de Roleta Russa). Em pauta estavam questões relacionadas à função da memória na construção de personagens ficcionais.

Criado em 2007, o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro na categoria Inovação, é voltado para descoberta e formação de novos autores teatrais através do incentivo a discussão e reflexão sobre o cenário contemporâneo. Sob a coordenação da dramaturga e jornalista Marici Salomão e assistência do diretor César Baptista, a parceria entre o SESI-SP e o British Council oferece exercício de técnicas, estudo de teorias, atendimento individual e coletivo, leituras comentadas de peças, atividades práticas de escrita e sistema narrativo.

Serviço – Workshop A Empatia na Escrita Dramatúrgica – Desenvolvendo a Escuta, no Espaço Mezanino SESI-SP, Centro Cultural Fiesp Ruth-Cardoso (em frente à estação Trianon-Masp do Metrô), dias 10, 11 e 12 de maio (terça, quarta e quinta-feira), das 19h às 22h. 16 vagas. Inscrições: 25 de abril a 1º de maio pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia. Gratuito –  Tradução consecutiva de Paula Lopez.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dramaturga escocesa Jo Clifford volta para workshop no Sesi"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *