Dos esportes coletivos, só vôlei e futebol ainda podem chegar ao ouro

690 0

* Wilson Moço – A maioria das equipes que representam o Brasil nas modalidades coletivas ficou pelo caminho na disputa da Rio 2016. Nenhuma surpresa quando se fala de handebol, basquete, polo aquático etc e tal, esportes que ainda carecem de maior atenção e investimento por aqui, em que pese o basquete masculino ter vários jogadores em times que disputam a NBA, a liga norte-americana onde se pratica o melhor basquete do mundo.

O futebol feminino também sofre e sobrevive a duras penas, quase num esquema amador, mas ainda assim e liderado pela craque Marta, cinco vezes eleita a melhor do mundo, chegou aos Jogos como uma das favoritas e vai disputar o bronze. Mas o que ninguém esperava era que fosse ficar fora da decisão, e que a algoz fosse a Suécia, equipe que havia goleado por 5 a 1 na fase classificatória. Na semifinal, porém, segurou um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, venceu nos pênaltis por 4 a 3 e vai lutar pelo ouro.

A história do vôlei feminino não é muito diferente, a não ser pelo fato de que nem medalha vai disputar. Entrou na competição provavelmente como principal favorito ao ouro, tanto por jogar em casa quanto pelo retrospecto dos últimos anos, sem contar que é bicampeão olímpico. Para tristeza geral da Nação, o favoritismo não se confirmou e o time caiu diante da China, equipe que ficou apenas com o quarto e último lugar do seu grupo na fase classificatória.

Uma derrota que parecia impossível, também, diante do fato de que as meninas do Brasil tinham vencido seus cinco jogos por 3 sets a 0 até encontrar as chinesas pelo caminho. Venceu a primeira parcial com facilidade e dava impressão de que iria atropelar. Ledo engano: as chinesas se recuperaram, se superaram e ganharam por 3 a 2. Fim de linha para as brasileiras.

Agora, seguem como esperanças de medalhas para o Brasil nos esportes coletivos o futebol e o vôlei masculino, que enfrenta a perigosa Rússia em busca de uma vaga na final da Rio 2016 a partir das 22h15 desta sexta-feira (19), no Maracanãzinho. O jogo será uma repetição da final de Londres 2012, quando os russos venceram por 3 a 2 em uma virada histórica. Se passar, a seleção pode fazer a decisão com os EUA, que derrotaram o Brasil na final de 2008 e na fase de grupos agora no Rio.

No futebol, a Seleção Brasileira faz a final contra a Alemanha na tarde deste sábado, no Maracanã, quando Neymar e companhia terão a chance de, finalmente, dar ao Brasil a tão perseguida e sonhada primeira medalha de ouro do futebol em Jogos Olímpicos. O vôlei, ao contrário, é bicampeão dos Jogos e não entra em quadra com esse peso nas costas, situação que pode atrapalhar o jovem time do futebol brasileiro.

Ainda mais que a decisão é em casa, o que só faz aumentar a responsabilidade…

Frase:

Não tem essa de vingança. Temos que encarar com maturidade. Estamos aqui para conquistar o ouro e temos essa oportunidade. Não podemos pensar nisso. Trata-se de outra ocasião, outra situação, campeonatos diferentes. É uma atmosfera diferente, tudo diferente. Só não muda o país, que é aqui no Brasil

Gabriel Jesus, atacante da seleção brasileira, ao rejeitar a conotação de vingança ou revanche do Brasil por conta dos 7 a 1 aplicados pela Alemanha na Copa do Mundo no Brasil


 

 

24540_119355818076389_6557068_n* Wilson Moço é jornalista, com passagens pelos jornais Diário do Grande ABC nas funções de repórter e editor-assistente de Esportes, de Política e de Setecidades, além de redator da Primeira Página; Gazeta Esportiva, como chefe de reportagem e editor-assistente; Bom Dia ABCD, como editor; ABC Repórter, como editor; e Revista Livre Mercado, como editor-executivo, além de atuar na Secretaria de Comunicação das Prefeituras de Santo André e São Bernardo. Contatos com o autor e colunista pelo e-mail wilsonmoco53@gmail.com

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dos esportes coletivos, só vôlei e futebol ainda podem chegar ao ouro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *