Donisete se reúne com moradores para apresentar plano de trabalho para o local

582 0

Da Redação – A Prefeitura de Mauá realizou neste fim de semana duas reuniões com os moradores da região de chácaras e pesqueiros, nas Estradas do Carneiro e do Regalado, para falar de uma importante intervenção que será feita no local. Nas próximas semanas terá início o processo da aplicação da cobertura antipoeira. O produto, feito à base de óleo de xisto betuminoso, traz como principais benefícios a eliminação do pó e da lama e o fim dos buracos, além do acesso facilitado e maior segurança para circulação.

O antipoeira será aplicado em cerca de três quilômetros de ruas da região, entre as estradas principais e as vias adjacentes. A cobertura com o antipoeira à base de xisto é uma alternativa rápida e viável para os bairros da região, que não podem receber asfalto por se tratarem de área de mananciais. Por não utilizar solventes pesados, o revestimento com xisto não causa danos ao meio ambiente.

“Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, a utilização do antipoeira também se reverterá em ganhos para a saúde de todos, que deixarão de sofrer com problemas respiratórios ocasionados pelo pó e a terra. Ainda que não seja uma pavimentação definitiva, é uma boa solução para os principais problemas enfrentados aqui”, comentou o prefeito Donisete Braga, que participou das reuniões ao lado de vários secretários municipais.

A alternativa da cobertura das vias com antipoeira foi apresentada pela primeira vez para os moradores da região das chácaras em novembro do ano passado. Na época, a Prefeitura convidou uma comissão de munícipes para viajar a São José dos Campos, cidade que aplicou o produto com sucesso em várias de suas vias. Depois disso, os moradores concordaram com a ideia de trazer o produto para Mauá.

Gilvan Severino, um dos que viajaram a São José para conhecer o antipoeira, defendeu a iniciativa. “Agradeço ao prefeito por comprar essa briga que é nossa há vários anos. Nunca desistimos de lutar, e agora que vemos que o processo vai começar ficamos felizes. Tenho certeza de que todos gostarão muito, porque vimos como é o produto, ele realmente funciona”, garantiu ele.

Moradores podem ajudar – Para a aplicação da cobertura antipoeira é necessário preparar muito bem as ruas, com a retirada de pedras e uniformização do solo. Esse processo, que leva alguns dias, já será iniciado a partir da próxima semana. Após essa etapa, virá a aplicação do produto, prevista para a segunda quinzena de maio.

Ressaltando que as equipes da Prefeitura estarão presentes para orientar a população sobre o produto, o secretário de Mobilidade Urbana, Azor de Albuquerque, ressaltou que a colaboração dos munícipes é fundamental: “A aplicação é muito simples e rápida, e em cerca de quatro horas o xisto já está seco e a via liberada. Mas, durante o processo, as pessoas não podem lavar o quintal, o carro, nem deixar a água escorrer para a rua, porque senão o produto não adere, criando buracos no revestimento”, disse ele.

Durante as reuniões do fim de semana, muitos moradores aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre o processo. Foi o caso de Josefina de Jesus Baptista de Souza Pereira, que esteve na reunião do sábado, na Estrada do Carneiro, e elogiou a iniciativa. “Será excelente acabar com a poeira e a lama, a gente sofre há muito tempo com isso”, argumentou. Além de falar sobre o antipoeira, dona Josefina, que mora há 22 anos no bairro, aproveitou para solicitar algumas melhorias, e também elogiou a recém-criada linha de ônibus 145 – Mananciais, que liga a região ao Terminal Itapeva. “Essa linha foi uma boa ideia, o povo está gostando muito”, garantiu.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Donisete se reúne com moradores para apresentar plano de trabalho para o local"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *