Discussão sobre preconceito e oferta de testes rápidos marcam 1º de dezembro

142 0

Diadema – Reforçar sentimentos de solidariedade, tolerância, compaixão e compreensão com as pessoas vivendo com HIV/Aids é um dos objetivos do Dezembro Vermelho. Em Diadema, o Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema realizou, na manhã desta terça-feira (1/12), roda de conversa sobre “Sexo: Construção Social”.

Para evitar aglomerações, optou-se por realizar a atividade para um público restrito, ou seja, as pessoas que já estavam no local para realizar consultas ou exames no Complexo Quarteirão da Saúde (QS).

O bate-papo de 30 minutos estimulou o debate sobre conscientização, estigma e preconceito. Para o educador em saúde e coordenador do CR Diadema Alexandre Yamaçake, que orientou o debate, as pessoas não precisam ser HIV positivo para serem solidárias à causa. “Pensar positivo é romper preconceitos. O tema deve ser abordado em escolas, empresas e espaços públicos. Temos que chegar a zero discriminação”, ressalta.

Outra iniciativa neste 1º de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, é a Campanha Fique Sabendo, que realiza testes rápidos de HIV para quem está em dúvida se foi infectado ou não pelo vírus. Durante todo o ano, o teste também é disponibilizado no CR e nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para diagnóstico precoce do HIV.

Na entrega do resultado dos exames, quem faz o teste é acolhido e recebe aconselhamento.

Dezembro Vermelho

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado em 1º de Dezembro. O mês também recebe o tema com o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Serviço – Centro de Referência (CR) em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais de Diadema (Rua Antônio Piranga, 700 – Centro. Piso térreo do Complexo de Especialidades Quarteirão da Saúde) Tel.: 4043 8000

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Discussão sobre preconceito e oferta de testes rápidos marcam 1º de dezembro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *