Diadema tem novo lote de Coronavac e faz mudança em pontos de vacinação

117 0

Tatiana Ferreira (PMD)

Da Redação – Diadema acaba de receber nesta quarta-feira (24/03), o maior lote de doses de Coronavac desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19:  8.830 doses. Em decorrência do recebimento deste novo lote, cujo quantitativo contempla 100% do público-alvo de idosos maiores de 69 anos (8.830 doses), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação da Vigilância à Saúde e a Coordenação da Atenção Básica, decidiu antecipar para esta quinta-feira (25/03) o início da vacinação dos moradores acima de 69 anos.

As novas doses serão utilizadas da seguinte maneira: segundas doses (D2) para 77-79 anos (100%), primeiras doses (D1) para 70-71 anos (100%) e D1 para 69 anos (100%). Além disto, entrará em vigor novas diretrizes da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no munícipio: 

1 – A vacinação tanto para primeira dose (D1) como para segunda (D2) passará a ocorrer por livre demanda (sem necessidade de agendamento) para os moradores de Diadema, mas sempre respeitando as faixas etárias divulgadas e mediante apresentação de documento pessoal com foto e comprovante de residência; todos os moradores que fizeram cadastramento das informações pessoais pelo Portal (e estão dentro da faixa etária elegível para vacinação no momento) receberão mensagem no e-mail cadastrado informando os novos locais e horários disponíveis para tomar a vacina;  

2 – A vacinação contra covid-19 começa a ser feita em 17 Escolas da Rede Municipal a partir desta quinta (25/03). Por conta do agravamento da pandemia nos últimos dias, a SMS decidiu mudar a vacinação Covid-19 para postos volantes indicados pelas UBS. Então, ao invés do idoso se deslocar até uma UBS, ele terá que comparecer em uma das 17 Escolas da Rede Municipal de Ensino (ver lista abaixo), evitando assim o cruzamento dos fluxos de vacinação com o atendimento dos pacientes sintomáticos respiratórios nas UBS. A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação e é resultado direto do trabalho de enfrentamento à Covid-19 realizado por uma Comissão Técnica (formada por técnicos e assessores das duas Pastas), que se reúne semanalmente às segundas-feiras para discutir novas estratégias de vacinação no município; 

3 – Apenas três Unidades Básicas vão continuar vacinando contra covid-19. São elas: a UBS Nova Conquista fará a vacinação em prédio anexo à UBS, local já utilizado anteriormente para essa finalidade; a UBS São José fará a aplicação no Espaço Terceira Idade e a UBS Paineiras no Polo Elena Cristina dos Santos (ver endereços abaixo); 

4 – Nos postos volantes (tanto escolas como outros espaços citados acima), o horário de funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h. Será necessário levar documento pessoal com foto e comprovante de residência.     

As mudanças, principalmente a abertura da vacinação nas unidades escolares, já estavam previstas no Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, documento que leva em consideração o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação e o Plano Estadual de Imunização do Estado de São Paulo, e estabelece a estratégia de vacinação em âmbito municipal, levando em consideração as especificidades dos territórios, o quantitativo de vacinas disponíveis e o melhor acesso considerando cada grupo a ser vacinado.

Segundo dia D municipal

Com o intuito de ampliar o acesso à imunização, no próximo sábado, dia 27 de março, as 20 Unidades Básicas de Saúde estarão novamente abertas para mais um dia D de campanha. Dessa vez a vacinação acontecerá das 8h às 16h, e contemplará a vacinação dos munícipes acima de 69 anos ou mais. É mais uma oportunidade para quem está na faixa etária tomar a primeira dose ou ainda, caso já esteja dentro do prazo para o retorno, buscar a segunda dose e garantir a imunização completa. 

Balanço da Vacinação

Segundo dados do Vacinômetro desta terça-feira (23), Diadema já aplicou 22.015 D1 (cerca de 80% do total de doses recebido), e 8.807 D2 (85% do total recebido). 

Com as 8.830 doses recebidas hoje na Central de Imunobiológicos, Diadema chega a um total de 45.286 doses recebidas, sendo 12.600 para D2, e o restante 32.686 para D1. Foram 37.366 Coronavac e 7.920 doses da Covishield (AstraZeneca-Oxford/Biomanguinhos).

Confira o endereço dos novos postos volantes

UBS de referênciaPosto volanteEndereço
UBS ABCEMEB Jorge Amado      Rua Martins Fontes, 144 – Taboão
UBS Canhema    EMEB Tom JobimAvenida Dom João VI, 926 – Jardim Santa Rita
UBS Casa GrandeEMEB Aurélio Buarque de Holanda Ferreira       Rua Mem de Sá, 206 – Jardim Casa Grande
UBS Centro     EMEB Marcia Maria Rodrigues da Silva   Rua São Francisco de Assis, 153 – Jardim Diadema
UBS Conceição  EMEB Professora Elza Freire     Rua Emilio Ribas, 30 – Parque Real
UBS Eldorado   EMEB Professora Annete Melchioretto     Rua Manoel Mota, 20 – Eldorado
UBS Inamar     EMEB Carolina Maria de Jesus   Rua Vega, 198 – Jardim Inamar
UBS Maria Tereza       EMEB Eva Maria dos Santos       Rua Epiceia, 255 – Jardim Ana Maria
UBS Nações     EMEB Manoel Fiel Filho Rua Índia, 15 – Jardim Nações
UBS Nogueira   EMEB José Rodrigues Pinto       Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 60 – Vila Nogueira
UBS Nova ConquistaPrédio anexo da UBS Nova ConquistaAvenida Presidente Juscelino, 923 – Nova Conquista
UBS Paineiras  Polo Elena Cristina dos SantosRua Javari, 647 – Paineiras 
UBS Paulina    EMEB Professor Florestan Fernandes     Rua Afranio Peixoto, 599 – Vila Paulina
UBS PiraporinhaEMEI Humberto Marouelli Mendonça       Rua Maria Helena, 331 – Piraporinha
UBS Promissão  EMEB Carlos Drummond de Andrade Rua Antonio Cardoso de Barros, 87 – Jardim Novo Lar
UBS RealEMEB Monteiro Lobato  Rua José Ramos Teixeira, 213 – Jardim Elisa
UBS ReidEMEB Vereador Jorge Ferreira  Rua Tenente Oscar Nunes, 20 – Vila Elida
UBS Ruyce EMEB Cândido PortinariRua Cândido Portinari, 7 – Jardim Portinari
UBS São JoséEspaço Terceira IdadeRua Barão de Iguape, 140 – Vila São José 
UBS Serraria   EMEB Dr. Mario SantaluciaAv. Dona Ruyce Ferraz Alvim, 2.050 – Jardim Ruyce

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema tem novo lote de Coronavac e faz mudança em pontos de vacinação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *