Diadema realizará campanha de vacinação contra febre amarela a partir de fevereiro

1014 0

Da Redação – De 3 a 24 de fevereiro, Diadema vai integrar a relação de 52 municípios do Estado de São Paulo que participará da Campanha de Vacinação Contra Febre Amarela para imunizar a população contra a doença. A dose será aplicada simultaneamente com o objetivo de evitar a expansão do vírus causador da febre amarela para as áreas próximas de onde há circulação.

A vacina será fracionada (0,1ml ao invés de 0,5ml, que é a dose convencional). A diferença está no volume a ser aplicado e no tempo de proteção de vacina: a dose padrão protege por toda a vida, enquanto a fracionada dura, pelo menos, oito anos, segundo estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Biomanguinhos/Fiocruz. Até a data de início da campanha, Diadema receberá as vacinas necessárias para aplicação. Na próxima semana, a Secretaria do Estado da Saúde passará as orientações aos profissionais da rede municipal.

Até fevereiro, é importante que a população tenha calma e apenas procure a Unidade de Saúde se for se deslocar para as áreas de transmissão. “Embora Diadema não seja considerada área de risco para a febre amarela por não ter a doença em humanos e em macacos, a campanha de vacinação será realizada como uma estratégia de prevenção para evitar o aparecimento de possíveis casos. Faremos uma ampla divulgação dos locais de vacinação e horário de funcionamento dos postos”, afirmou a coordenadora do serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD), da Coordenadoria de Vigilância à Saúde de Diadema, Cândida Rosa Alves.

Como fica – Atualmente, a vacina é disponibilizada apenas para pessoas que vão se deslocar para áreas de risco da doença em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade (Canhema, Casa Grande, Centro, Eldorado, Paineiras, Piraporinha, Promissão, Real, Reid e Serraria) em dias e horários específicos. Em 2017, mais de 11.600 pessoas se vacinaram contra a febre amarela na cidade.

Serviço – Campanha de vacinação contra febre amarela, de 3 a 24 de fevereiro de 2018
Vacinação contra febre amarela apenas para pessoas que vão se deslocar para área de risco disponível nas seguintes UBS:
Terça-feira, às 13h. Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

Quarta-feira, às 13h. Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280 – Jardim Casa Grande.
Unidade Básica de Saúde (UBS) Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.
Unidade Básica de Saúde (UBS) Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

Quinta-feira, às 10h. Unidade Básica de Saúde (UBS) Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.

Quinta-feira, às 13h.
Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.
Unidade Básica de Saúde (UBS) Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real (antiga Rua do Tanque)

Sexta-feira, às 10h. Unidade Básica de Saúde (UBS) Promissão. Rua Prudente de Morais, 300 – Jardim Promissão.
Sexta-feira, às 13h. Unidade Básica de Saúde (UBS) Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado. Unidade Básica de Saúde (UBS) Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema realizará campanha de vacinação contra febre amarela a partir de fevereiro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *