Diadema faz 5ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

1101 0

Crédito Foto: Adriana Horva (PMD)

Da Redação – A Prefeitura de Diadema realizou na semana passada a 5ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente: “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, no Teatro Clara Nunes, que abordou questões de políticas públicas com crianças e jovens do município.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, ressaltou a importância do evento. “O objetivo é incentivar o diálogo entre os jovens, em assuntos referentes ao município e comunidade e dar ênfase a temas que necessitam atenção, como a prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente, a intolerância religiosa, o racismo e outros preconceitos. Essas discussões buscam promover o respeito mútuo das diversidades, ressaltando políticas públicas, além de garantir o exercício da cidadania”.

O diferencial deste ano é a participação efetiva desses jovens na organização de todo evento, desde as primeiras comissões realizadas em fevereiro, acolhendo ideias e visando gerar uma inclusão social, até mesmo durante a Conferência.

O evento é organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e teve a cooperação de crianças e adolescentes que representaram entidades como o Núcleo Educacional da Santa Casa de Diadema, a Associação Batista de Beneficência Tabea, a Organização Civil Sodiprom, professores da rede municipal de ensino, alunos do EJA e também, jovens que fazem acompanhamento pelo CRAS. A abertura contou com uma apresentação teatral dos alunos da Sodiprom sobre diversidade, intolerância religiosa e bullying, com participação da platéia para o desfecho de cada cena.

A criança representante da Comissão Organizadora da 5ª Conferência, Valéria Luzia da Cruz Dourado, destacou a necessidade da presença da criança/adolescente nessas discussões. “Para falar dos direitos da criança e do adolescente, é preciso ser criança. É preciso ser adolescente. Se não for assim, estão falando por nós. Este é o momento de fazer conosco e não por nós”.

A coordenadora de Serviço Social da Associação Batista de Beneficência Tabea, Claudice Calixto, contou que selecionaram duas crianças e 18 adolescentes, e estes foram preparados para participarem da conferência, por meio de comissões realizadas pela associação. “Nessas comissões trabalhamos os eixos que seriam abordados na 5ª Conferência e ressaltamos a esses jovens a importância de entender e questionar os diretos da criança e do adolescente, lembrando também, que o espaço é aberto para propor ideias”.

Os participantes possuem engajamento sobre os temas discutidos, como a adolescente Júlia Gonçalves de Souza que elaborou o logo da conferência, em formato de um brasão, representando por meio do desenho, a educação e esporte, a luta contra a violência e a unidade entre as pessoas. “Eu quis passar a ideia de proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência com os desenhos. Foi um trabalho que coloquei bastante emoção e estou muito feliz pelo reconhecimento”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema faz 5ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *