Diadema promove 1º Festival Cultura Solidária no dia 27 de março

37 0

Evento virtual, que terá seis apresentações musicais entre as 14h e 19h, tem como objetivo arrecadar alimentos para amparar os artistas da cidade; iniciativa seguirá à risca normas sanitárias 

Da Redação – Desde que a pandemia do coronavírus inaugurou a maior crise social, sanitária e econômica do país, os profissionais da cultura parecem entregues à própria sorte – sem qualquer perspectiva de voltarem a trabalhar diante do público e prejuízos incalculáveis. Ciente da grave situação imposta ao setor, a prefeitura Municipal de Diadema por meio da Secretaria de Cultura Secretaria de Cultura, irá promover, no próximo dia 27, o 1º Festival Cultura Solidária. Na data, também acontece lançamento do Comitê de Combate a Fome de Diadema, coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar com o suporte de diversas outras pastas.

 O evento virtual, que contará com seis apresentações musicais transmitidas ao vivo (veja o serviço no final da página) entre as 14h e 19h, tem como objetivo arrecadar alimentos que serão repassados a todos os artistas inscritos no Cadastro Municipal de Trabalhadores da Cultura ( http://bit.ly/cadastrosecult), conforme a disponibilidade de arrecadação – a ordem de distribuição será feita levando-se em conta a renda de cada beneficiado. O excedente, se houver, será enviado ao Comitê de Combate a Fome, que também poderá receber doações em dinheiro – no dia do evento também será disponibilizado um QR-Code para realização de transferências em PIX.

Respeito aos protocolos sanitários

O secretário de Cultura, Deivid Couto, lembra que a iniciativa será realizada de acordo com todos os protocolos de segurança exigidos pelo Plano SP, que impôs uma série de restrições em todo o Estado para conter o avanço do coronavírus.

“O Festival, que será feito seguindo à risca todas as exigências sanitárias, é a maneira que encontramos para nos solidarizar com o sofrimento de centenas de artistas locais. Espero que a população abrace a causa, colabore com a campanha e que através das redes sociais da prefeitura e da secretaria de cultura possam prestigiar shows incríveis de gente que tem forte ligação com a nossa cidade”, explica.

O Secretário Deivid Couto também explica que as Secretarias de Comunicação, Planejamento (Setor de Participação Popular), Desenvolvimento Econômico, de Governo e Segurança Alimentar, por meio do Comitê mencionado, já estão mobilizando diversos setores da sociedade e empresários da região para aderirem à companha de solidariedade.

Saiba como doar

 As doações de alimentos deverão ser entregues durante toda a realização do evento, das 14 às 19h, no Centro Cultural Diadema – Teatro Clara Nunes na Rua Graciosa, 300, Centro. Para mais informações  o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 4056-3366 ou pelo e-mail: ccdiadema@diadema.sp.gov.br.

 Confira os horários das apresentações:

 14h10: Dentinho D’Oxóssi

 Neste show o sambista Dentinho d’Oxóssi e os músicos que o acompanham apresentarão um repertório com sambas imortalizados em nosso cancioneiro popular e canções de sua própria autoria em parceria com compositores contemporâneos. Em seus shows, o público pode apreciar todo o ritmo de uma autêntica roda de samba.

14h55:Jara Arrais / Grupo Sendero

 Grupo Sendero apresenta importantes autores da América Latina, como Violeta Parra, Victor Jara (Chile) e os brasileiros Almir Sater e Vitor Ramil. Mostra também a música dos povos andinos e a sonoridade de seus instrumentos como a Quena e Zamponha (flautas), o charango (cordas), o violão e o canto tradicional.

15h40: Gaviões do Nordeste

O trio Gaviões do Nordeste, de Diadema-SP oferece um vasto repertório que contempla os grandes mestres, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, entre outros, e músicas autorais.

16h25: Netão

Conhecido por participar de diversas frentes culturais em Diadema, Netão hoje é backing vocal da cantora Elza Soares e produtor-executivo e técnico do show da lendária cantora. Irá apresentar repertório bastante autêntico, com levadas de rock e fusão de gêneros que é uma das marcas registradas da música brasileira contemporânea.

17h10: Ana Cacimba

Em seu show ” Cura” Ana Cacimba apresenta as canções de seu primeiro EP, que narram seus processos pessoais de cura, em meio a uma pandemia mundial, a partir de seu entendimento sobre suas próprias origens, suas raízes quilombolas trazendo para a reflexão temas como ancestralidade, tradições, fortalecimento feminino, fé afro religiosa e autoconhecimento.

17h55: Beto Criolo

Beto Criolo, é homem preto de quebrada, MC, Art-educador, Assistente Social e Produtor Cultural, nascido no ano de 1986, é Cria de Diadema. Após o trabalho Sou Porque Somos, Beto Criolo se prepara para lançar o seu mais novo EP, ainda sem titulo, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, que irá contar com 7 faixas, com todas as letras de autoria do MC.

Serviço – 1º Festival Cultura Solidária, no dia 27 de março (sábado), das 14h às 19h, no Youtube da Prefeitura, Facebook da Prefeitura, Facebook da Secretaria de Cultura

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema promove 1º Festival Cultura Solidária no dia 27 de março"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *