Evento virtual, que terá seis apresentações musicais entre as 14h e 19h, tem como objetivo arrecadar alimentos para amparar os artistas da cidade; iniciativa seguirá à risca normas sanitárias
Da Redação – Desde que a pandemia do coronavírus inaugurou a maior crise social, sanitária e econômica do país, os profissionais da cultura parecem entregues à própria sorte – sem qualquer perspectiva de voltarem a trabalhar diante do público e prejuízos incalculáveis. Ciente da grave situação imposta ao setor, a prefeitura Municipal de Diadema por meio da Secretaria de Cultura Secretaria de Cultura, irá promover, no próximo dia 27, o 1º Festival Cultura Solidária. Na data, também acontece lançamento do Comitê de Combate a Fome de Diadema, coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar com o suporte de diversas outras pastas.
O evento virtual, que contará com seis apresentações musicais transmitidas ao vivo (veja o serviço no final da página) entre as 14h e 19h, tem como objetivo arrecadar alimentos que serão repassados a todos os artistas inscritos no Cadastro Municipal de Trabalhadores da Cultura ( http://bit.ly/cadastrosecult), conforme a disponibilidade de arrecadação – a ordem de distribuição será feita levando-se em conta a renda de cada beneficiado. O excedente, se houver, será enviado ao Comitê de Combate a Fome, que também poderá receber doações em dinheiro – no dia do evento também será disponibilizado um QR-Code para realização de transferências em PIX.
Respeito aos protocolos sanitários
O secretário de Cultura, Deivid Couto, lembra que a iniciativa será realizada de acordo com todos os protocolos de segurança exigidos pelo Plano SP, que impôs uma série de restrições em todo o Estado para conter o avanço do coronavírus.
“O Festival, que será feito seguindo à risca todas as exigências sanitárias, é a maneira que encontramos para nos solidarizar com o sofrimento de centenas de artistas locais. Espero que a população abrace a causa, colabore com a campanha e que através das redes sociais da prefeitura e da secretaria de cultura possam prestigiar shows incríveis de gente que tem forte ligação com a nossa cidade”, explica.
O Secretário Deivid Couto também explica que as Secretarias de Comunicação, Planejamento (Setor de Participação Popular), Desenvolvimento Econômico, de Governo e Segurança Alimentar, por meio do Comitê mencionado, já estão mobilizando diversos setores da sociedade e empresários da região para aderirem à companha de solidariedade.
Saiba como doar
As doações de alimentos deverão ser entregues durante toda a realização do evento, das 14 às 19h, no Centro Cultural Diadema – Teatro Clara Nunes na Rua Graciosa, 300, Centro. Para mais informações o munícipe pode entrar em contato pelo telefone 4056-3366 ou pelo e-mail: ccdiadema@diadema.sp.gov.br.
Confira os horários das apresentações:
14h10: Dentinho D’Oxóssi
Neste show o sambista Dentinho d’Oxóssi e os músicos que o acompanham apresentarão um repertório com sambas imortalizados em nosso cancioneiro popular e canções de sua própria autoria em parceria com compositores contemporâneos. Em seus shows, o público pode apreciar todo o ritmo de uma autêntica roda de samba.
14h55:Jara Arrais / Grupo Sendero
Grupo Sendero apresenta importantes autores da América Latina, como Violeta Parra, Victor Jara (Chile) e os brasileiros Almir Sater e Vitor Ramil. Mostra também a música dos povos andinos e a sonoridade de seus instrumentos como a Quena e Zamponha (flautas), o charango (cordas), o violão e o canto tradicional.
15h40: Gaviões do Nordeste
O trio Gaviões do Nordeste, de Diadema-SP oferece um vasto repertório que contempla os grandes mestres, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, entre outros, e músicas autorais.
16h25: Netão
Conhecido por participar de diversas frentes culturais em Diadema, Netão hoje é backing vocal da cantora Elza Soares e produtor-executivo e técnico do show da lendária cantora. Irá apresentar repertório bastante autêntico, com levadas de rock e fusão de gêneros que é uma das marcas registradas da música brasileira contemporânea.
17h10: Ana Cacimba
Em seu show ” Cura” Ana Cacimba apresenta as canções de seu primeiro EP, que narram seus processos pessoais de cura, em meio a uma pandemia mundial, a partir de seu entendimento sobre suas próprias origens, suas raízes quilombolas trazendo para a reflexão temas como ancestralidade, tradições, fortalecimento feminino, fé afro religiosa e autoconhecimento.
17h55: Beto Criolo
Beto Criolo, é homem preto de quebrada, MC, Art-educador, Assistente Social e Produtor Cultural, nascido no ano de 1986, é Cria de Diadema. Após o trabalho Sou Porque Somos, Beto Criolo se prepara para lançar o seu mais novo EP, ainda sem titulo, com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, que irá contar com 7 faixas, com todas as letras de autoria do MC.
Serviço – 1º Festival Cultura Solidária, no dia 27 de março (sábado), das 14h às 19h, no Youtube da Prefeitura, Facebook da Prefeitura, Facebook da Secretaria de Cultura
Nenhum comentário on "Diadema promove 1º Festival Cultura Solidária no dia 27 de março"