Diadema prepara programação especial para o Mês da Mulher

719 0

Da Redação – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/3), a Prefeitura de Diadema irá realizar uma programação especial durante todo o mês de março, com peças teatrais, mutirão de exame de Papanicolau, palestras, oficinas artesanais e muito mais. No dia 7, será realizada abertura oficial do Mês da Mulher no Teatro Clara Nunes e, no dia 8, pela manhã, haverá uma caminhada partindo da Praça da Moça.

A secretaria de Saúde organizará, no dia 7, uma aula de ginástica laboral às 10h e exibirá um documentário sobre emancipação da mulher às 13h30 na UBS Inamar. Na Unidade Ruyce terá coleta de Papanicolau e oficinas. Rodas de conversa serão realizadas nas UBSs Real e Serraria.

No dia 8, a Unidade Jardim ABC oferecerá um café da manhã seguido por oficina de artesanato, roda de conversa e agenda aberta de Papanicolau durante todo o dia. Na UBS Paineiras haverá palestra sobre a história do Dia Internacional da Mulher, proferida pelo assistente social Danilo Ribeiro seguida de uma reflexão sobre ser mulher, conduzida pela psicóloga Sidnéa Fernandes. Todas as Unidades Básicas de Saúde irão oferecer alguma atividade diária voltada para a saúde da mulher.

Caminhada – Ainda no dia 8 haverá uma caminhada aberta a toda população com a participação dos grupos de ginástica da cidade. A concentração será a partir das 8h na Praça da Moça. A equipe da secretaria de Esporte e Lazer, responsável pela atividade, realizará alongamento e  as mulheres vão participar de uma dança circular após a caminhada.

Já a secretaria de Cultura preparou uma Oficina de Criatividade com o tema “Mulher em Construção” das 10h às 12h e o espetáculo “Contando Histórias – Oralidade” às 12h. Essas e outras atrações serão oferecidas no Shopping Praça da Moça, onde estará disponível prestação de serviços como emissão de carteira de trabalho, orientação para mediação de conflitos e defesa civil entre outros.

“Realizar um mês de atividades voltadas para as mulheres traz a possibilidade de cada uma se organizar e buscar informações dos diversos serviços que estão à nossa disposição e ainda podem tirar dúvidas e participar dos encontros que constam na programação” explica a presidente do FSS (Fundo Social de Solidariedade de Diadema) e secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

Combate à Violência – A violência contra mulher será destaque nas apresentações em comemoração ao seu mês. Trazendo a peça “As Diversas Facetas da Violência Contra Mulher”, o grupo de teatro da Casa Beth Lobo fará a abertura no Teatro Clara Nunes, no dia 7 às 14h. Segundo a diretora da Casa, Luciene Rosa, a programação pretende alcançar toda a cidade com atividades externas. “Sabemos a importância do atendimento que prestamos e as programações terão o apoio das secretarias com temas e lugares diferentes para as apresentações”.

No dia 7 a delegada dra. Renata Lima de Andrade Gruppi, da Delegacia da Defesa da Mulher, dará uma palestra sobre “Direitos e Deveres da Mulher”, no Teatro Clara Nunes.

A Casa Beth Lobo oferece serviço especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência e comemorou 25 anos de existência em maio de 2016.  A Casa conta com uma equipe de sete funcionários das áreas de psicologia, serviço social, direito, além de educadores, administrativos e zeladoria. As mulheres recebem atendimento e apoio psicológico, jurídico e social, além de participar do grupo de teatro que tem por finalidade divulgar, em seus espetáculos, a importância das mulheres lutarem por seus direitos.

Após a reinauguração do espaço, em 2016, a Casa Beth Lobo teve um crescimento significativo de atendimento. O novo espaço proporciona um local aconchegante para os atendimentos dessas mulheres. Sendo um lugar de fácil acesso, houve o aumento do número de atendimentos que ultrapassou mais de 1.000 mulheres atendidas em 2016.

A Casa Beth Lobo está localizada na Rua das Turmalinas, nº 35 e realiza atendimentos das 8h às 17h. Confira a programação completa em www.diadema.sp.gov.br ou ligue 4043-1918.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema prepara programação especial para o Mês da Mulher"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *