Diadema oferece atendimento em Saúde Bucal nas 20 UBSs

179 0

Problemas na dentição e na região da boca podem comprometer o organismo a médio e longo prazo. Unidades oferecem atendimento odontológico para adultos e crianças

Da Redação – “Com certeza é mais qualidade de vida, eu me sinto bem. A dentista conversa, orienta e eu me sinto acolhida”. É com essa afirmação que a moradora de Diadema, Josefa Custódia Lopes, define o atendimento de Saúde Bucal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Conquista, região leste da cidade.

Neste ano, ela realizou tratamento, limpeza dos dentes e foi encaminhada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Quarteirão da Saúde para tratamento especializado.

O CEO de Diadema oferece tratamento em endodontia (tratamento de canal), periodontia, cirurgia, pacientes com necessidades especiais, diagnóstico bucal e prótese dentária. Este atendimento só é possível através de encaminhamento da UBS, após a realização do tratamento.

Em Diadema, as 20 UBSs possuem 63 equipes de Saúde Bucal inseridas no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), compostas por dentista, atendentes e auxiliares de saúde bucal. “Também temos uma parceria muito importante com os agentes comunitários de saúde (ACS). Eles identificam a necessidade do morador, agendam o grupo de palestra sobre orientação, prevenção e funcionamento da UBS”, afirma a dentista da Unidade, Sônia Rocha Gomes.

Entre os serviços oferecidos na Unidade estão restaurações, extrações de permanentes e dente de leite, remoção de tártaro e placa, endodontia de dentes de leite. Os casos de urgência (dor aguda, traumas e abcessos) são atendidos das 7h às 16h em todas as UBS.

O acesso ao tratamento odontológico se dá em três situações: vulnerabilidade social; necessidade objetiva, quando o dentista detecta no atendimento de urgência pacientes com necessidade de tratamento; e necessidade percebida, quando o paciente procura a UBS para manifestar o desejo de tratamento.

“Assim, é possível tratar os usuários que mais necessitam de tratamento, resolver problemas de dor e, consequentemente, diminuir o retorno destes pacientes ao serviço de urgência. Também temos garantido a prioridade para crianças de zero a 16 anos, gestantes e insulinodependentes”, ressalta a coordenadora de Saúde Bucal em Diadema, Bernadete Cunha.

As UBSs ainda realizam atividades em 74 escolas do 1º ao 5º ano, cadastradas no Programa Saúde na Escola (PSE). No programa, todas as crianças são avaliadas, realizam escovação supervisionada e recebem flúor, quando há risco de cárie. As que possuem cárie são encaminhadas para tratamento na Unidade de referência.

Cuidar do sorriso é cuidar da saúde

O fator estético é importante, mas não é tudo. A dentista da UBS explica que todo alimento que ingerimos precisa de mastigação. “Quando a pessoa não tem um ou mais dentes, ela não engole, não come e não digere direito. A digestão começa na saliva e, nessa situação, há problemas de absorção de nutrientes. Saúde bucal é primordial para manter a saúde do corpo, porque a falta de dentes compromete o organismo a médio e longo prazo”, explica a dentista.

Josefa fala que se não tivesse o atendimento gratuito na UBS, seria difícil tratar do sorriso. “Eu demoraria muito mais para fazer”. Além disso, ela ressalta a importância do equipamento reunir vários serviços. “É bom fazer tudo no mesmo lugar, vacina, consulta, encaixe. Você acaba se sentindo à vontade com a equipe. Os profissionais tratam a gente como gente”, finaliza.

Reconhecimento

Em Diadema, a política pública municipal de saúde bucal completa 32 anos em 2019 com um ótimo índice: 85% das crianças até cinco anos de idade não têm cárie. Além disso, desde 2004, o município possui índice CPO-d de 0,88, um dos melhores do Brasil. Isso é resultado das ações adotadas ao longo dos anos na prevenção de doenças e promoção de saúde.

O trabalho foi reconhecido, em 2018, pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) como a Melhor Política Municipal de Saúde Bucal do Estado de São Paulo, na categoria Cidades com população superior a 300 mil habitantes. No ano passado, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) elegeu Diadema como segunda Melhor Política Municipal de Saúde Bucal do País, ficando atrás apenas de Curitiba, referência internacional na área.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema oferece atendimento em Saúde Bucal nas 20 UBSs"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *