Diadema inicia neste sábado (10) a Vacinação contra o vírus Influenza

36 0

Campanha segue até julho e será dividida em três fases para públicos distintos. A primeira etapa será destinada às crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde

Texto: Tatiana Ferreira/PMD

Da Redação – A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), decidiu antecipar para esse sábado (10/4), o início da 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe).Exclusivamente neste primeiro dia, a vacinação vai acontecer nas 20 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, e os primeiros grupos prioritários contemplados serão as crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Já os profissionais da saúde que atuam na linha de frente e que também estão contempladas nessa fase, serão vacinadas em seus respectivos locais de trabalho. Assim que esse grupo for imunizado, outros trabalhadores de saúde vão sendo convocados.

Conforme orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) a campanha deste ano será disponibilizada em três etapas entre os dias 12 de abril a 09 de julho de 2021. Os usuários deverão procurar o posto de vacinação de acordo com o calendário programado (veja cronograma abaixo). A recomendação é para que o usuário apresente os seguintes documentos: carteira de vacinação, documento pessoal com foto e, se possível, o cartão SUS. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsáveis.

“É importante lembrar que mesmo no período da pandemia da Covid-19, outras doenças como a Influenza também estão em circulação, então é de vital importância que as pessoas procurem nossos serviços para garantir a imunização contra esse vírus. E diante disto, Diadema também adotou a estratégia de realizar, concomitantemente a atualização da Caderneta de Vacinação para estes grupos, com a oferta das demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação”, explicou Rejane Calixto, secretária municipal da saúde.

Confira as fases e grupos prioritários:

1ª FASE: 12/04 a 10/05

Público-alvo: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantesde qualquer idade gestacional, puérperas(até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde;

2ª FASE: 11/05 a 08/06

Público-alvo: Idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas(escola básica e universidades);

OBS: Os idosos serão vacinados somente na segunda fase da campanha para que não haja conflito com o calendário da vacina da Covid-19. 

3ª FASE: 09/06 a 09/07

Público-alvo: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Cuidados e orientações em relação à vacinação

– A vacina contra Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do PNI, exceto a vacina contra a Covid-19.

– É necessário dar um intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a Vacina contra Influenza de 14 dias.

– A recomendação é priorizar a vacina contra a Covid-19.

– O usuário identificado com Covid-19 (em curso) ou há menos de 28 dias deve adiar a vacinação da Influenza.

– Durante a permanência nas UBSs para receber a vacina da gripe, é importante adotar alguns cuidados como manter distância das pessoas na fila, evitar aglomerações, fazer uso de máscara de proteção individual e manter a higiene das mãos com uso de álcool em gel.

Semana de 12 a 16 de abril

Atenção: a partir de segunda-feira (12), a vacinação da Influenza traz mudanças com a inclusão de alguns postos volantes como alternativa às UBS, em uma medida para evitar aglomerações em algumas unidades com maior fluxo.

Confira na lista abaixo a UBS de referência e o local da vacinação:

UBSLOCAL VACINAÇÃOENDEREÇO
ABCSALA DE GINÁSTICAR. Martins Fontes, 93
CANHEMAUBSR. 22 de Abril, 113
CASA GRANDEUBSR. Mem de Sá, 280
CENTROTEATRO CLARA NUNESR. Graciosa, 300
CONCEIÇÃOUBSR. Bororós, 80
ELDORADOUBSAv. Nossa Senhora dos Navegantes, 288
INAMARUBSR. José Vicente, 122
MARIA TEREZAUBSAv. Sinésio Pereira, 27
NAÇÕESUBSR. Itália, 249
NOGUEIRAUBSR. Sebastião Fernandes Tourinho, 285
NOVA CONQUISTAUBS (ANEXO)Avenida Presidente Juscelino, 923
PAINEIRASUBS- (INFLUENZA)                                                      CENTRO PÚBLICO PAINEIRAS- (COVID)UBS: R. Javari, 635
Centro Público: R. Javari, 647
PAULINAUBSAv. Afrânio Peixoto, 351/353
PIRAPORINHAGINÁSIO ESPORTIVO MANÉ GARRINCHAR. dos Cariris, 195
PROMISSÃOGINÁSIO ESPORTIVO CLAUDIO KANNOR. Prudente de Moraes, 302
REALTEATRO CLARA NUNESR. Graciosa, 300
REIDUBSR. Serra do Maracujá, 49
RUYCEGINÁSIO ESPORTIVO ROMULO DUNCAN ARANTES JUNIORAv. Casa Grande, 483
SÃO JOSÉESPAÇO TERCEIRA IDADER. Barão de Iguape, 98
SERRARIASALA DE GINÁSTICAAV. Lico Maia, 803

OBS: GESTANTES E CRIANÇAS VACINAM SEMPRE NAS UBS. 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema inicia neste sábado (10) a Vacinação contra o vírus Influenza"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *