Diadema está com vagas abertas em projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro

303 0

Da Redação – A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, mantém parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde o ano passado. O Centro de Formação Esportiva do CPB tem como objetivo promover a iniciação de crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, com deficiência física, visual e intelectual em oito modalidades paralímpicas.

A Prefeitura de Diadema disponibiliza 90 vagas para o projeto. As aulas acontecem no Centro de Treinamento (CT) Paralímpico localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, s/n, Vila Guarani, São Paulo. Os atendimentos são feitos duas vezes por semana e têm duração de aproximadamente 90 minutos.

Quem tiver interesse em participar do projeto pode realizar inscrições pessoalmente na Secretaria de Assistência Social e Cidadania ou pelo e-mail cidadania@diadema.sp.gov.br, informando idade e tipo de deficiência; no Centro de Treinamento Paralímpico ou, também, pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br.

“Diadema é uma parceira ativa. É o município que mais tem alunos inscritos no projeto e por isso temos alguns destaques que já participaram das Paralimpíadas Escolares representando o Estado de São Paulo”, ressaltou Filipe Barbosa, coordenador do Centro de Formação Esportiva.

Desde abril de 2018, os alunos de Diadema vão ao Centro de Treinamento (CT) Paralímpico para aulas de atletismo, natação, judô, goalball, bocha, voleibol sentado, futebol de 5 e tênis de mesa.

“Esta é uma parceria que vem mostrando muitos resultados positivos. Estamos trabalhando a inclusão social e abrindo espaço para oportunidades de trabalho futuramente”, destacou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

Júlia Rodrigues, de 15 anos, moradora de Diadema, é autista e participa do projeto desde o início. A notícia do bom desempenho na natação junto com a proposta para um aperfeiçoamento pegou Márcia Inês Rodrigues, mãe da Júlia, de surpresa. “Eu fiquei bastante feliz. Ela está se desenvolvendo de uma forma surpreendente e isso reflete em todas as atividades”.

“Esse projeto é muito bom. Dificilmente as crianças com deficiência têm a oportunidade de praticar alguma atividade física. A Júlia fez natação em outros lugares e pelo fato da deficiência dela não ser aparente, ela foi vítima de preconceitos”, completou.

A professora de natação do Centro de Formação Esportiva, Alessandra Teodoro Almeida, conta que percebeu a dedicação de Júlia Rodrigues durante as aulas. “A Júlia foi para o aperfeiçoamento por ter muita facilidade para aprender. A função do Centro de Formação, além de ensinar, é abastecer a base da seleção de natação”.

As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos em Diadema. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente.

Serviço – Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Rua Almirante Barroso, 225 – Vila Santa Dirce) 11 4057-7817

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema está com vagas abertas em projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *