Diadema entrega revitalização da Biblioteca Interativa da Vila Nogueira

281 0

Texto: Iara Santos Luz (PMD)

Da Redação – O prefeito de Diadema Lauro Michels entregou, na manhã desta sexta-feira (11/12), a revitalização da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira. A melhoria faz parte da ação de reforma e nova ressignificação que a Secretaria de Cultura vem realizando, desde 2017, nos espaços de culturais do município.

“Fiquei impressionado com a acessibilidade que a biblioteca disponibiliza às pessoas que procuram o serviço. Tem um acervo maravilhoso, profissionais competentes e espaço arejado. Assim como nas escolas, o aprendizado também acontece aqui, nas mesas da biblioteca e quando os bibliotecários passam informações”, elogiou o prefeito.

Com a reforma, o prédio recebeu reparos no telhado, parte hidráulica, elétrica e pintura geral. O salão principal, cozinha e dependências ganharam piso esmaltado e antiderrapante. Ainda foram trocadas lâmpadas e calhas, as portas receberam adesivagem, e portões, janelas, corrimãos e grades passaram por manutenções.

Na parte externa da Biblioteca foi refeito o paisagismo, a fachada recebeu letreiros e colocados holofotes, com fotocélulas, para que local fique mais iluminado e seguro. Também foi realizado o desentupimento de caixas coletoras de águas pluviais e de gordura e limpeza da caixa d’água.

“Quero agradecer a todos os nossos profissionais que vem desenvolvendo ao longo dos anos um trabalho sério, buscando o fortalecimento da cultura e da arte e o acesso ao livro e à leitura. Com a revitalização dos espaços culturais, recuperamos os equipamentos respeitando as características de cada um”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Eduardo Minas.

Durante o período de pandemia, a biblioteca realizou virtualmente a Oficina de Libras (Básico). Mais de 130 pessoas participam do curso online e vão receber o certificado até o final de dezembro. “A pandemia não parou com a cultura na nossa cidade. Ela serviu de desafio, porque Diadema criou uma plataforma online e seguiu em frente com conteúdo de difusão cultural e proposta de formação cultural”, enfatizou Minas.

Seguindo as recomendações sanitárias, o atendimento presencial ainda não está liberado. “Não sabemos quando essa pandemia vai acabar, vamos ter que conviver com novos costumes e novos hábitos. Quando isso acontecer, a cultura estará pronta para receber todos novamente”, afirmou Michels. O prefeito ainda lembrou das melhorias realizadas no entorno, como a instalação de iluminação de LED, novo pavimento e sinalização viária.

Até o dia 17 de dezembro, a Secretaria de Cultura de Diadema entrega mais três revitalizações. Desta vez os contemplados são: o Museu de Arte Popular de Diadema (Map/Diadema), a Biblioteca Olíria de Campos Barros e o Complexo Cultural Vila Nogueira.

Biblioteca de Inclusão – Criada no ano de 2004, a Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira foi implantada para atender pessoas com deficiências físicas e visuais. No entanto, o espaço não deixa de atender a comunidade local que a procura para leitura e empréstimos de livros e pesquisas escolares.

A biblioteca também realiza oficinas, gratuitas, entre elas, a de Massoterapia, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Braille e História em Quadrinhos. O seu acervo também é composto por áudiolivros, livros em Braille e Libras.

Serviço – Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (Rua Bernardo Lobo, 263 – Vila Nogueira. Tel: (11) 4071-9684)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Diadema entrega revitalização da Biblioteca Interativa da Vila Nogueira"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *