Dia do Professor: vereador Jander Lira quer ‘Diretas Já nas escolas’

1297 0

Da Redação – O Vereador Professor Jander Lira apresentou em 2019 seu Projeto de Lei que determina a eleição dos diretores das escolas municipais. Agora ele quer que seu projeto seja votado ainda nesse ano para que ano que vem, na troca de governo municipal, a comunidade escolar possa já escolher seus diretores.

O Professor Jander afirma que esse assunto já vem sendo tratado pelo MEC desde 2005, onde os documentos asseguram que essa modalidade era a mais democrática e bem testada em diversos municípios brasileiros.

Jander, que é candidato à reeleição, informa que, em uma pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), se for considerado apenas a rede municipal, um terço dos diretores de escolas dos municípios respondeu que assumiu por interferência de política.

“Não podemos mais ter em São Caetano do Sul, que deveria ser um exemplo da Educação no Brasil, uma situação como essa, onde um diretor ou diretora escolar é nomeado não por sua competência, mas por sua proximidade ao governo”, declara o vereador Professor Jander Lira.

Ele complementa afirmando que “a eleição do seu dirigente pela comunidade escolar, significa uma completa democratização da escola, além de ser uma ação que melhora por si só seus números e dados”.

O Projeto de Lei do vereador vai nesse sentido, permitindo que a comunidade escolar faça a eleição para o cargo de Diretor de Escola, cujo resultado seja uma lista tríplice a ser encaminhada ao Sr. Prefeito Municipal, para sua escolha definitiva, como já acontece em Universidades, por exemplo.

Jander afirma que o diretor eleito poderá, pelo seu projeto, montar sua equipe de assistente, assim evitando também indicações políticas de seus subordinados. Jander espera que o Presidente da Câmara dos Vereadores coloque em votação ainda nesse ano seu projeto de lei.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dia do Professor: vereador Jander Lira quer ‘Diretas Já nas escolas’"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *