Dia da Mulher reforça dedicação das profissionais da Saúde nesta pandemia

45 0

Hoje, mulheres representam 80% dos funcionários da rede municipal de Saúde; na data em que a força feminina é festejada, confira depoimentos de quem enfrenta a doença na área

Texto: Kati Dias – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – “O dia da Mulher é todo dia. O lembrete dessa data – 08 de março – é para enfatizarmos a importância de seu papel na sociedade”. A declaração é de Kátia Magalhães, 40 anos, médica ginecologista obstetra, que atua no Hospital Municipal Universitário (HMU), referência no atendimento humanizado às mulheres, gestantes e bebês, ao reafirmar a força e a coragem das profissionais de Saúde que enfrentam a Covid-19.

Kátia é uma das heroínas que ajudam a trazer cerca de 380 bebês ao mundo por mês. “Estamos vivendo uma situação muito delicada. Infelizmente, ainda há muitas dúvidas para a gestante: como a doença se comporta na gestação, com o feto e como isso se encaminha depois. Mas estamos fazendo o melhor para proteger mãe e filho”, disse.

Além de Kátia, a Prefeitura de São Bernardo conta com 7.930 mulheres atuando na rede municipal de Saúde, dentro de um universo de 10 mil funcionários. Elas representam 80%. Segundo a Dra. Mônica Carneiro, diretora do HMU, isso também se reflete dentro do hospital, que conta com 1.049 funcionárias, que representam 90% dos profissionais. “Como o atendimento neste hospital é 100% às mulheres, a identificação entre elas acaba sendo muito maior no acolhimento”, disse.

Entre os hospitais mantidos pelo município, o HMU é o que registra o menor número de infectados pela Covid-19. Em quase 1 ano, houve 131 atendimentos em mulheres com diagnóstico confirmado com a doença, bem como 65 internações (44 em enfermaria e 21 em UTI).

Para a Dra. Mônica, tudo é fruto de muito cuidado e respeito aos protocolos. “Os maiores desafios foram como manejar a doença e criar uma rotina: instituir o uso da máscara, o que fazer durante o trabalho de parto, que pode durar de 7 a 8 horas, isolar pacientes suspeitas, mas as estatísticas mostram que nosso trabalho tem sido efetivo”, disse.

É DIA DE CELEBRAR – Para a vigilante Arlete dos Santos Beveuto, 39 anos, que trabalha há 2 anos no HMU, o dia é de reflexão. Parte de uma profissão, até então, dominada por homens, Arlete sonha que toda mulher seja reconhecida pelo que faz. “Infelizmente, há muito preconceito, especialmente em relação às mulheres que atuam na área da Segurança. Estamos trabalhando para provar o contrário”, afirmou.

Para a dona de casa Aline dos Santos, 26 anos, moradora do Selecta, o maior presente que poderia ter recebido no “Dia Internacional da Mulher” foi o nascimento da filha Valentina, no último sábado (06/03), no HMU. “Meu sonho é que o mundo seja muito melhor para quando minha bebê crescer. Não basta enfrentar uma pandemia. Ainda há mulheres que sofrem com a violência doméstica, a falta de liberdade de ir e vir, e o preconceito em relação ao emprego”, lamentou.

A enfermeira Letícia Tavares de Andrade, 38 anos, que está no HMU há um ano, acredita que a data tem o objetivo de mostrar a força da mulher. “Ela não é só mãe, dona de casa ou profissional. A mulher engloba todos esses papéis. E todas merecem ter reconhecimento por tudo o que fazem. Mas o nosso maior desafio é vencer o vírus para que todos possam voltar a ter uma vida normal”, finalizou.

UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA – Em virtude da fase vermelha do Plano São Paulo, a Prefeitura de São Bernardo cancelou as ações planejadas para o Mês da Mulher, mas mantém serviços essenciais, como o atendimento da Unidade Móvel da Mamografia. O serviço estará disponível nesta semana (09 a 12/03) na Igreja Matriz. Mulheres entre 50 e 69 anos podem ir diretamente até a Unidade Móvel da Mamografia, sem necessidade de agendamento, para realizar seu exame. Outras faixas etárias devem fazer o agendamento prévio na UBS da sua região. O atendimento na carreta é das 8h às 17h.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dia da Mulher reforça dedicação das profissionais da Saúde nesta pandemia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *