Dia da Internet Segura terá lançamento de Guias educativos, vídeos e divulgação de estatísticas

560 0

Da Redação – O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em conjunto com a SaferNet Brasil e parceria do Google Brasil, convidam você, jornalista e influenciador digital, para participar das atividades que marcam o Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day, SID, na sigla em inglês), que será realizado nesta terça-feira (07/02).

A programação tem início às 9h com uma mesa de abertura e, às 10h30, será realizado o lançamento de Guias educativos que promovem o uso responsável e seguro da Internet, a divulgação de estatísticas sobre denúncias de crimes na web, além de vídeos sobre segurança online produzido por youtubers. O encontro acontecerá na sede do NIC.br, em São Paulo, e será transmitido ao vivo no canal do NIC.br no YouTube.

O Dia da Internet Segura acontece simultaneamente em mais de 100 países com ênfase na divulgação e lançamento de campanhas, materiais educativos, produtos e serviços online. A proposta é envolver diferentes pessoas e setores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), especialmente por crianças, adolescentes, educadores, pais e/ou responsáveis. Na sede do NIC.br, a programação – que este ano, será conduzida pelo tema global “Seja a mudança: unidos para uma Internet mais positiva!” – reunirá especialistas disponíveis para entrevistas:

Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br;
Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil;
Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br/NIC.br;
Miriam von Zuben, analista de segurança do CERT.br/NIC.br;
Kelli Angelini, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br;
Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet;
Helena Martins, gerente de Políticas Públicas do Google Brasil;
LUBA, youtuber do canal LubaTV

Guias educativos – O encontro será marcado pelo lançamento de materiais educativos do NIC.br: o Guia #Internet com Responsa – Cuidados e responsabilidades no uso da Internet, que possui duas publicações (uma voltada aos pais e educadores e outra aos adolescentes) e o Guia Internet Segura, elaborado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), que também possui duas versões – para crianças e para seus pais. Os conteúdos dos materiais são complementares, enquanto o Guia #Internet com Responsa dedica-se a alertar e instruir pais, responsáveis, educadores e adolescentes sobre a responsabilidade das atitudes na Internet, o Guia Internet Segura ensina para as crianças de 08 a 12 anos, pais e responsáveis, de forma divertida, os principais recursos para utilizar a rede com segurança.

Além dos já mencionados materiais educativos do NIC.br, a SaferNet Brasil irá lançar a versão em português do Guia para educadores “A Web que Queremos”. O documento é um paradidático de referência, utilizado em mais de 10 países, que apresenta recursos de apoio para professores sobre o uso responsável da Internet.

Estatísticas – A SaferNet Brasil também irá divulgar, durante o encontro, as estatísticas elaboradas a partir das denúncias recebidas em 2016 pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos. Os casos reportados dizem respeito a questões sensíveis como racismo, xenofobia, tráfico de pessoas, cyberbullying, sexting (vazamento de imagens íntimas), assim como os números de atendimentos feitos pelo Helpline, serviço gratuito de orientação online para crianças e adolescentes.

O encontro também terá participação do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), que irá embasar a discussão com dados da 4ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgados no mês de outubro. O estudo passou a incorporar indicadores sobre intolerância e discurso de ódio na rede e mostra, por exemplo, que 40% das crianças e adolescentes usuárias de Internet declararam ter visto alguém ser discriminado na rede no último ano – o equivalente a 9,3 milhões de jovens.

Ainda durante o encontro, será lançada uma série de vídeos feita em colaboração com o YouTube e a Safernet para celebrar o Dia da Internet Segura. O objetivo é mostrar aos usuários dicas de segurança on-line e educá-los em temas relacionados a cidadania digital responsável.

Ações no Dia da Internet Segura – O Dia da Internet Segura conta, até o momento, com mais de 80 atividades cadastradas no Brasil, entre palestras, aulas, debates e exibição de filmes, com público estimado de 42 mil pessoas. Além da divulgação de estatísticas e lançamento de Guias educativos, o CGI.br, NIC.br e a SaferNet irão promover apresentações e debates. A programação traz depoimentos para uma Internet mais positiva, com a participação de representantes de empresas, do Governo, de organizações internacionais, e dos usuários. O evento, que será transmitido ao vivo no canal do NIC.br no YouTube, também irá debater uma agenda positiva na proteção da infância online.

Confirme sua participação no encontro de lançamento de Guias educativos, vídeos e estatísticas (presencialmente ou por meio do streaming) até o dia 06/02 com Carolina Carvalho no telefone (11) 3027-0226 ou pelo e-mail: carolina.carvalho@s2publicom.com.br.

Serviço – Dia da Internet Segura, nesta terça-feira (7), a partir das 9h. Horário do lançamento das publicações: 10h30. Local do evento: Auditório Edifício Bolsa de Imóveis (Av. das Nações Unidas, 11.541, Mezanino – São Paulo, SP) Endereço web: www.youtube.com/user/NICbrvideos

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dia da Internet Segura terá lançamento de Guias educativos, vídeos e divulgação de estatísticas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *