Dia 1º de Dezembro alerta para a Luta Contra a Aids

925 0

Da Redação – Desde 1988, o 1º de dezembro é marcado, também no Brasil, como Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A despeito dos avanços conquistados, a data tem um importante motivo para não ser esquecida e deve servir para a reflexão e mudanças de atitudes. Segundo informações do Ministério da Saúde, foram notificados 757 mil casos da doença no país, desde os anos 80, dos cerca de 37 milhões, projetados, em todo o mundo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar desta pandemia estar estabilizada no Brasil, com taxa de detecção em torno de 20,4 casos a cada 100 mil habitantes – cerca de 39 mil casos novos ao ano – tem havido identificação de recrudescimento da moléstia em meio as novas gerações. São identificados cerca de 2 milhões de novos casos no mundo. A OMS estima que cerca de 50% dos indivíduos HIV+ desconheçam seu diagnóstico.

A concomitância da moléstia com outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis, Gonorreia e HPV representa agravo importante, especialmente atingindo a população feminina.

Números – No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o coeficiente de mortalidade por Aids caiu 13% nos últimos 10 anos – por conta do mundialmente reconhecido Protocolo de Tratamento adotado em nosso país – passando de 6,1 óbitos por 100 mil habitantes em 2004, para 5,7 casos em 2013. Por outro lado, a OMS estima que, no Brasil, os casos de transmissão sexual da população sexualmente ativa a cada ano sejam de 937.000 para Sífilis, 1.541.800 para Gonorreia e 1.967.200 para Clamídia. Além disso, o levantamento aponta 640.990 novos casos de Herpes genital e 685.400 casos de HPV.

“Sexo inseguro e diversidade de parceiros tem representado o maior fator de risco em nosso meio e a principal ação preventiva ainda é a educação continuada e a estratégia de promoção da informação para atingir populações em escala”, alerta Pedro Oliveira, diretor médico da ePharma, empresa líder no mercado de assistência de benefícios farmacêuticos. Ele ressalta a importância do uso de preservativo nas relações sexuais como único método efetivo para evitar a transmissão dessas doenças.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dia 1º de Dezembro alerta para a Luta Contra a Aids"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *