Dezembro Vermelho terá semana de conscientização e testes rápidos de HIV e sífilis em São Caetano

86 0

Da Redação – O Dezembro Vermelho, mês de prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, terá ações de conscientização promovidas pela Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul.

De segunda a sexta-feira da próxima semana (3 a 7/12), das 9h às 16h, serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi – Avenida Dr Rodrigues Alves, 93, Bairro Fundação), na Campanha Nacional “Fique Sabendo”.

“A ação tem como objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção dessas doenças, com orientações, aconselhamentos e com a oferta de testes rápidos”, explica o coordenador da área técnica do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Alexandre Yamaçake. “A testagem é o caminho para o cuidado contínuo, diagnóstico, tratamento, retenção e supressão viral. O exame é rápido, seguro e o resultado é entregue em alguns minutos”.

De acordo com o especialista, atualmente, 772 pessoas estão em tratamento de HIV na rede municipal de São Caetano. “Outro dado preocupante é o aumento dos registros de sífilis, uma vez que a rede atendeu mais de 1.800 casos em 2018”, revela Alexandre.

Na última segunda-feira (26/11), a Secretaria de Saúde realizou uma atualização com os profissionais das equipes de enfermagem da Rede de Atenção Básica, Hospital Maternidade Dr Euryclides de Jesus Zerbini e Hospital de Emergências Albert Sabin para as novas marcas e modelos de testagem. Assim, todas as UBSs contarão com técnicos para atender a demanda.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Dezembro Vermelho terá semana de conscientização e testes rápidos de HIV e sífilis em São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *