Destaques da Feira de Artes e Antiguidades da Vila de Paranapiacaba

82 0

Da Redação – De 23 a 25 de abril os destaques da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba terão música, dança, peça infantil e oficina de capoeira. O show terá música e dança da África Oeste e Diáspora com Fanta Konatê e Trupe Djembedon. A peça infantil A Pequena Semente do Tempo da companhia Navega Jangada fala da relação entre uma criança e seu avô. A oficina de capoeira será sobrea ancestralidade na mente, corpo e alma com Contramestre Japa. E ainda músicas de Tatá Alves e Zé Terra. Tudo gratuito!

Desde o dia 12 de março a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba disponibilizou vários vídeos no youtube. A produção executiva e a curadoria são de Anita Carvalho e Leonete Accetto e a proponente do projeto é a empresa Ba Rocco Produções.O evento contou com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Os links de visualização são: site, https://www.fparanapiacaba.com/, Facebook, @feiraparanapiacaba, instagram, @fparanapiacaba e youtube, https://www.youtube.com/channel/UCkybq5v5kXvN5UcTxShNneg

Agenda de 23 a 25 de abril, sexta a domingo:

23 de abril, sexta-feira, às 20h, Música com Tata Alves (voz e violão)

24 de abril, sábado, às 11h – Oficina de capoeira “Ancestralidade na mente, corpo e alma”, com Contramestre Japa

às 20h – Show de música e dança com Fanta Konatê e Trupe Djembedon

25 de abril, domingo, às 15h – Peça infantil A Pequena Semente Do Tempo com a companhia Navega Jangada

às 19h – Música com Zé Terra (voz e violão)

Tata Alves apresentará na voz e violão duas músicas de sua autoria “Antes do Big Bang” e “Dendê”. Compositora, cantora e violinista, participou de vários festivais levando a premiação de melhor música, melhor vocal, melhor banda e aclamação popular. Já abriu shows de grandes cantores como Elba Ramalho, Falamansa entre outros, e em 2014 gravou pelo selo Sony Music.

A Oficina de Capoeira A”Ancestralidade na mente, corpo e alma”, com Contramestre Japa

(Denis Oyakawa) traz a introdução a cultura da Capoeira trabalhando o corpo em um rápido aquecimento e alongamento, na sequência haverá uma introdução a ginga que a base do jogo de Capoeira. Após isso o mestre ensinará movimentos básicos da Capoeira, início com a musicalidade e no final haverá uma fala sobre a cultura e filosofia ancestral.

Contramestre Japaformou-se em capoeira, por mestre Zé de Andrade em 2005, após retornar do Japão onde desenvolveu um trabalho de capoeira durante 3 anos, começou a desenvolver um novo trabalho no Brasil junto a ONGs como coletivo N.A.S.A e Fórum dos mutirões. Fundou recentemente seu grupo Raiz Popular Capoeira onde tem sua sede no bairro Casas populares na cidade de Santo André. Recentemente nos anos de 2018 e 2019 esteve participando de eventos internacionais nos EUA onde ministrou oficinas de Capoeira nos estados da Pensilvânia, New York, New Jersey e Virgínia.

Classificação indicativa a partir dos 8 anos

Fanta Konatê e Trupe Djembedon farão um show de música e dança da África Oeste e Diáspora

Fanta Konatê apresenta com sua voz, a musicalidade das tradições africanas, suas danças expressam a alegria e a vitalidade de um povo que se reúne diariamente para celebrar a vida. Um show de música e dança da África Oeste e Diáspora. Instrumentos ancestrais e contemporâneos que preservam a identidade africana do ensemble de Djembês e Dununs, tambores da Etnia Malinkê (Guiné/Mali), e expandem do jazz do oeste africano às culturas populares do Brasil. Fanta Konatê se apresenta com o grupo Djembedon. O show conecta o público à África real dos saberes, belezas e resiliência através de temas, dinâmicas e andamentos variados das composições que expressam a alma dessa embaixadora cultural da República da Guiné: Fanta Konatê! Atual, ancestral e autoral, da Guiné e Brasil, com muito respeito e muita alegria, para o mundo todo!

Ficha técnica: Fanta Konatê (cantora, compositora, bailarina); Luis Kinugawa (Djembê e Violão); Pablo Prearo (guitarra karinham); Manoel Batista (Sangban e Octapad); Barba Marques (Dunumbá); Fabio Serra (Kenkenis); Koria Konatê (Cantora, bailarina); Bangaly Konatê (Djembê); Solo Keita (Djembê); Josué dos Santos (Sax); Richard Ferrarini (Sax); Teo Ponciano (Multimídia, Som e edição); Duração: 50’

A Pequena Semente do Tempo da companhia Navega Jangada

Sinopse: Julieta é uma menina de 7 anos, brincalhona, arteira e curiosa. Seu avô Nono é um senhor sábio, contador de histórias, e grande amigo de um tal de… tempo. Os dois tem algo em comum: aproveitar esse tal tempo, mesmo que de formas diferentes. Essa relação de amizade e companheirismo entre os dois, faz com que possam embarcar em um mundo lúdico de histórias contadas através da manipulação de objetos, roupas, tecidos, mamulengos e sombras. Essas histórias ganham vida no tempo ágil de Julieta através das “janelas da imaginação”.
Ficha Técnica
Classificação: livre; Duração: 55 minutos. Criação: Talita Cabral e Rodrigo Regis; Texto e direção: Talita Cabral; Elenco: Talita Cabral e Rodrigo Regis. Músicas: Rodrigo Regis

Zé Terra apresenta a música “Viola de Papo”, uma composição sua e de Laura Campanér. Esta música é tema do programa Viola de Papo, apresentado no canal do youtube. Um programa de entrevistas com violeiros da região do ABC e de outros rincões, apresentado por Zé Terra. A canção é tocada em uma viola caipira, brasileira, 10 cordas (de tantos nomes) e com afinação em D (ré +). Esta afinação é popularmente conhecida como Cebolão e muito difundida entre os intérpretes deste nosso legítimo instrumento brasileiro originário da Guitarra Portuguesa. A letra fala de festa, encontros e de muita prosa.

A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba foi contemplada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal. Todas as atrações são gratuitas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Destaques da Feira de Artes e Antiguidades da Vila de Paranapiacaba"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *