Desculpa

703 0

* Maristela Prado – Você já parou para pensar no significado da palavra desculpa? Des/culpa, tirar a culpa. Quando você pede desculpa a alguém está reconhecendo o seu erro, pedindo que o outro perdoe sua culpa. Mas é uma palavra tão difícil de ser dita, tão difícil de sair do fundo da alma. O orgulho fere, maltrata, causa danos, muitas vezes irreversíveis, por não reconhecer seus erros ou, se reconhece, não se permite, diante de alguém, reconhecer.

Somos mais orgulho do que alma, reconhecemos os erros alheios mas não os nossos. Atiramos pedras, mas queremos ser os heróis. Enxergamos a culpa escancarada em quem quer que seja, mas escondemos a nossa, e não baixamos a cabeça para reconhecer, nos redimir.

De onde vem a paz que o ser humano tanto prega, tanto deseja? E a felicidade, essa tão falada, desejada? Arrumam fórmulas, e até explicações para tudo isso. Mas, na verdade, as doenças da alma vêm do mais profundo sentimento que todos nós carregamos. Nossos conflitos, nossas angústias, medos e o profundo desejo de estar sempre certo. Isso nos transforma, nos afasta do verdadeiro Eu, nos afasta da nossa missão, não raramente do nosso caminho.

Se um dia o Ser humano aprender que não é perfeito, que estamos aqui para aprender, evoluir e melhorar, todos esses conflitos serão claros, e a vida será muito mais leve. Aprendemos com as pessoas o que não nos é familiar, atitudes que não devemos ter, já outras que são verdadeiros ensinamentos de vida. Viver com respeito e dignidade, entender que o outro tem a sua vez, tem seus motivos e sua razão. Pedir desculpas é um ato humano, é reconhecer, é um ato de amor.

Uma vez li que é bom que as crianças frequentem a casa dos amigos, assim aprenderão que existem diferenças. Os comportamentos nos fazem entender que não vivemos igual a todo mundo, não sabemos o que todos sabem. Nossos pais querem uma coisa só, que sejamos felizes, mas isso será destinado a nós de formas diferentes, de crenças diferentes, de atitudes diferentes.

Assim daremos valores à nossa família e saberemos que as diferenças existem, mas o respeito é fundamental. Peça desculpa sempre que reconhecer seu erro, sua vida ficará mais leve, e tudo o que mais deseja será encaminhado sem peso no coração. E, principalmente, na sua consciência.

* Maristela Prado é Bacharel em Letras e revisora de textos, casada e mãe dois filhos adultos. Leia mais no blog As Letras da Vida

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Desculpa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *