Delegado Olim ministra palestra de Combate às Drogas em Diadema

302 0

Da Redação – Por iniciativa da Secretaria de Defesa Social de Diadema, o deputado estadual delegado Olim e o chefe da Divisão de Prevenção e Educação – DIPE/DENARC, Thiago Magno, realizaram uma palestra sobre Combate às Drogas, no Teatro Clara Nunes, neste sábado, 27/04. Voltada para os jovens, reuniu 200 adolescentes que realizam cursos profissionalizantes na Sodiprom.

Durante o evento, o deputado Olim compartilhou alguns episódios sobre a sua carreira de 30 anos como delegado da Polícia Civil e esclareceu aos jovens sobre os perigos, os meios de prevenção e de contenção do uso de substâncias ilícitas. “O mais importante é vocês saberem o que a droga faz com quem consome e com a sua família. A droga mata. Não tem classe social. Esta é uma luta sem fim”, afirmou o deputado.

O chefe da divisão da DIPE, Thiago Magno, informou que, segundo pesquisa realizada pela UNIFESP, 87% dos casos das pessoas que consomem drogas pela primeira vez é por curiosidade, além de questões como ansiedade, prazer imediato, insegurança, baixa tolerância à frustração, banalização do uso, ociosidade, desobediência às normas, pressão de grupos entre outros.

“Queremos provocar aqui uma reflexão que droga não é coisa de vagabundo como pejorativamente muitas vezes o usuário é tratado pela sociedade. Ela pode atingir qualquer um. O trabalho da DIPE é fazer com que você não se envolva com estas substâncias que entorpecem. Estamos aqui para fortalecer os bons princípios”, afirmou o chefe da DIPE. Durante a palestra, foi abordado também os aspectos biopsicossociais e fatores de risco e proteção.

Para a estudante Ana Beatriz Souza, de 15 anos, a palestra foi muito importante. “Eu gostei da forma como foi abordado o tema. Principalmente, ficou claro que é possível se divertir com outras atividades sem drogas”, afirmou.

Para o secretário de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes, está é uma oportunidade para os jovens entenderem que droga não é legal. “A palestra é ótima para enriquecer o conhecimento, esclarecer as dúvidas sobre o consumo, os efeitos no organismo e as consequências legais com envolvimento com este tipo de substância. A Prefeitura por meio da Defesa Social está preocupada em debater ao máximo o assunto e reduzir cada vez mais o consumo e ocorrências no munícipio”.

“Aprendi hoje que a utilização das drogas em longo prazo tem efeito muito grave no organismo. Vou compartilhar as informações com os meus amigos”, comentou o estudante, Thiago Souza, 19 anos.

Representantes do Conselho Municipal Antidrogas (COMADE) também participaram do evento.

A Prefeitura conta com o CAPS – AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) que faz parte da Secretaria de Saúde do município. Além do tratamento medicamentoso supervisionado por profissionais da Saúde, os usuários realizam atividades artísticas (como pinturas, desenhos, teatro e música), que auxiliam no tratamento.

Serviço – Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas (AD), à Rua Oriente Monti, 28 – Centro – 3ºandar

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Delegado Olim ministra palestra de Combate às Drogas em Diadema"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *