Delegação da Eslovênia visita Centro de Atletismo de São Bernardo

861 0

Da Redação – Nesta segunda-feira (29), a Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra recebeu delegação do Comitê Olímpico da Eslovênia. O chefe do programa esportivo do país, Borut Kolaric, e o consultor para esportes competitivos, Žiga Dobnikar, conheceram as instalações do complexo esportivo, que fica na Vila do Tanque, em São Bernardo. O objetivo foi averiguar a possibilidade de adotar o Centro como espaço de aclimatação dos atletas eslovenos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que acontecem em agosto deste ano.

Borut Kolaric disse que a meta principal é encontrar um espaço que reúna as melhores condições para o treinamento pré-jogos olímpicos. “O Centro em São Bernardo é bem completo e oferece atrativos como área para fisioterapia, musculação e treino indoor, que são importantes para uma boa preparação”, avalia.

A delegação da Eslovênia visitará mais três cidades ao longo da semana: Santo André, São Caetano do Sul e Santos. Apenas no atletismo, entre comissão técnica e atletas, a comitiva do país Europeu conta com 23 pessoas. Além do atletismo, os eslovenos estão em busca de um local adequado para o treinamento da seleção de natação.

Kolaric, que foi atleta de salto com vara, ficou feliz ao encontrar jovens treinando no local. “Quando eu vejo esse tipo de coisa, lembro de quando era atleta. Um trabalho de base forte como esse é algo muito importante e precisa ser continuado. Acredito que alguns destes aspirantes podem vir a ter destaque”, disse.

Durante a visita, os representantes do Comitê Olímpico da Eslovênia revelaram que a estrutura indoor pode ser um diferencial. “O que chama a atenção é que aqui podemos treinar em estrutura coberta. O verão do Brasil é chuvoso e ter esse tipo de estrutura disponível não quebra o ritmo do treino, já que podemos sair da área externa para a interna”, avaliou o chefe do programa esportivo.

Já Žiga Dobnikar aponta que a tranquilidade da região é um diferencial. “Eu acredito que o silêncio é muito importante para o treinamento. Aqui é bem mais calmo que no Rio de Janeiro e isso é importante para a preparação”, explicou.

O secretário adjunto de Esportes e Lazer de São Bernardo, Paulo Santos, explica que as delegações que visitam o Centro de Atletismo sempre saem com boas impressões. “Eles percebem a qualidade do espaço, que hoje é referência nacional para treinamento de atletas olímpicos e paralímpicos.”

O Centro – Inaugurado em março de 2014, a Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integra a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo e está selecionada para receber equipes para aclimatação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Um dos equipamentos mais modernos da América Latina, conta com quase 30 mil m² de área construída e toda infraestrutura para receber competições nacionais e internacionais.

A pista, por exemplo, é certificada como de nível 1 pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, na sigla em inglês) e conta com iluminação, áreas para treinamento e imprensa e arquibancada coberta para 1.500 pessoas. Ao lado da pista há um prédio de três andares com áreas para treinamento e aquecimento coberto, além de diversas salas de apoio.

Foram investidos, entre obras e equipamentos, mais de R$ 32,5 milhões no Centro, divididos entre a Prefeitura de São Bernardo e o Ministério do Esporte. A Caixa fornece os materiais e ajuda no custeio e apoio dos atletas que treinam no local.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Delegação da Eslovênia visita Centro de Atletismo de São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *