Debate no Consórcio avalia o papel do poder público na área de resíduos sólidos

283 0

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu nesta quinta-feira (9/5) uma palestra sobre a política de logística reversa no Estado de São Paulo e o papel do poder público na destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. O tema foi apresentado pela presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias.

O encontro abordou os sistemas que promovem a coleta, reuso, reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos gerados após o consumo de diversos produtos, com destaque para ações colocadas em prática pela agência do Governo do Estado para aperfeiçoar o controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição.

“É muito importante que esta gestão esteja bem representada em relação à origem dos resíduos, porque temos de separar qual o papel do município, conforme determina a Lei de Saneamento Básico, e o papel da logística reversa, especialmente a logística de embalagens. Essa é parte mais sensível, já que elas acabam indo para os aterros junto com a coleta tradicional feita para os municípios”, ressaltou a presidente da Cetesb.

A palestra também contou com a participação da equipe técnica da agência estadual e com a presença de técnicos das áreas de meio ambiente e resíduos sólidos dos sete municípios, do secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

O encontro marcou o estreitamento do relacionamento institucional entre o Consórcio ABC e a Cetesb, que se prontificou a participar da próxima reunião do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos da entidade regional. Após a apresentação, ocorreu um debate entre a equipe técnica da agência estadual com os integrantes dos munícipios sobre a temática.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Debate no Consórcio avalia o papel do poder público na área de resíduos sólidos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *