Da Redação – Humberto Bifolco e Mateus Brito de Carvalho, atletas do Jogo de Damas de São Bernardo, viajaram neste sábado (2) para a cidade de Willemstad, no Curaçao, onde irão disputar o 20º Campeonato Pan-Americano de Damas de 100 Casas (também conhecida como Damas Internacional). A mais importante competição continental será disputada de 3 a 9 de junho na capital da ilha caribenha. Ambos recebem apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
De acordo com o técnico Oziel Souza de Carvalho, os dois damistas estão bem treinados e possuem boas chances de obter pódio no Pan. “Humberto e Mateus representam a nova geração do damismo brasileiro de 100 casas e vão disputar de igual para igual com fortes damistas das três Américas”, avalia Oziel, que é ex-campeão brasileiro de 64 casas, além de jogador, professor e técnico das equipes de São Bernardo desde 2003. O otimismo de Oziel só não é maior porque o maranhense Allan Igor Moreno Silva, atual tricampeão continental, irá disputar o evento. “Allan está um patamar acima dos demais, é o grande favorito; mas, mesmo assim, será uma disputa bem interessante, os atletas de São Bernardo têm potencial e boas opções.”
Com 30 anos, Humberto é o atual campeão brasileiro de 100 Casas. Ganhou o título em 2016, em São Paulo – no ano passado, não houve a realização de Campeonato Brasileiro. Nascido em São Bernardo, o damista atua pela equipe principal da cidade desde 2010, com destaque para o bicampeonato dos Jogos Abertos do Interior (2015 e 2016), além de ter sido vice-campeão nos Abertos de 2017. É um jogador experiente e bastante regular, de jogo sólido e difícil de ser batido. No Pan-Americano de 2009, realizado em São Caetano do Sul, terminou em terceiro lugar.
Mateus Brito de Carvalho tem 19 anos e começou a treinar bem pequeno com o pai Oziel. No Brasileiro de 100 Casas de 2016, ficou em quarto lugar. Apesar de ser bem jovem, já disputou vários torneios internacionais e vem mostrando grande evolução nos tabuleiros. Atua pela equipe de São Bernardo do Campo desde 2015, tendo participado da campanha do bicampeonato dos Jogos Abertos do Interior (2015 e 2016) e do vice-campeonato nos Abertos de 2017. Tem um estilo de jogo mais agressivo, que pode lhe trazer dividendos em eventuais partidas desempate.
Nenhum comentário on "Damistas de São Bernardo viajam para disputa do Pan-Americano de 100 Casas"