Damistas de São Bernardo viajam para disputa do Pan-Americano de 100 Casas

533 0

Da Redação – Humberto Bifolco e Mateus Brito de Carvalho, atletas do Jogo de Damas de São Bernardo, viajaram neste sábado (2) para a cidade de Willemstad, no Curaçao, onde irão disputar o 20º Campeonato Pan-Americano de Damas de 100 Casas (também conhecida como Damas Internacional). A mais importante competição continental será disputada de 3 a 9 de junho na capital da ilha caribenha. Ambos recebem apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

De acordo com o técnico Oziel Souza de Carvalho, os dois damistas estão bem treinados e possuem boas chances de obter pódio no Pan. “Humberto e Mateus representam a nova geração do damismo brasileiro de 100 casas e vão disputar de igual para igual com fortes damistas das três Américas”, avalia Oziel, que é ex-campeão brasileiro de 64 casas, além de jogador, professor e técnico das equipes de São Bernardo desde 2003. O otimismo de Oziel só não é maior porque o maranhense Allan Igor Moreno Silva, atual tricampeão continental, irá disputar o evento. “Allan está um patamar acima dos demais, é o grande favorito; mas, mesmo assim, será uma disputa bem interessante, os atletas de São Bernardo têm potencial e boas opções.”

Com 30 anos, Humberto é o atual campeão brasileiro de 100 Casas. Ganhou o título em 2016, em São Paulo – no ano passado, não houve a realização de Campeonato Brasileiro. Nascido em São Bernardo, o damista atua pela equipe principal da cidade desde 2010, com destaque para o bicampeonato dos Jogos Abertos do Interior (2015 e 2016), além de ter sido vice-campeão nos Abertos de 2017. É um jogador experiente e bastante regular, de jogo sólido e difícil de ser batido. No Pan-Americano de 2009, realizado em São Caetano do Sul, terminou em terceiro lugar.

Mateus Brito de Carvalho tem 19 anos e começou a treinar bem pequeno com o pai Oziel. No Brasileiro de 100 Casas de 2016, ficou em quarto lugar. Apesar de ser bem jovem, já disputou vários torneios internacionais e vem mostrando grande evolução nos tabuleiros. Atua pela equipe de São Bernardo do Campo desde 2015, tendo participado da campanha do bicampeonato dos Jogos Abertos do Interior (2015 e 2016) e do vice-campeonato nos Abertos de 2017. Tem um estilo de jogo mais agressivo, que pode lhe trazer dividendos em eventuais partidas desempate.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Damistas de São Bernardo viajam para disputa do Pan-Americano de 100 Casas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *