DAE substituirá hidrômetros com o tempo de vida útil expirado em São Caetano

745 0

Da Redação – O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul iniciará, nos próximos dias, pela região de abastecimento Santa Maria, nova ação para minimizar o desperdício do recurso hídrico e combater perdas de água na cidade. Trata-se das substituições dos hidrômetros do município que estão com o tempo de vida útil expirado. No total, serão trocadas cerca de 20 mil unidades, que são conhecidas popularmente como relógios ou medidores de água, com investimento aproximado de R$ 3 milhões e sem custos para os consumidores.

As substituições serão executadas porque, com o passar dos anos, os aparelhos, que são responsáveis pela apuração da utilização hídrica, sofrem desgaste na relojoaria interna, fator que ocasiona comprometimento no funcionamento e prejudica a medição correta no consumo de água, geralmente para menos. Essa situação faz com que o desperdício de água e vazamentos muitas vezes não sejam perceptíveis aos usuários do serviço, o que dificulta o combate às perdas.

“Esse é mais um trabalho de aprimoramento da gestão, em que implantaremos equipamentos com tecnologia mais precisa, especialmente na contabilização da baixa vazão”, explica o engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente do DAE. “O hidrômetro é um aparelho destinado também para que o morador administre seu consumo e verifique se existe vazamento em sua residência. Basta monitorar o funcionamento do equipamento e observar se não existem alterações significativas no consumo diário.”

Em alguns casos, com os novos hidrômetros, o consumo mensal poderá ser um pouco mais alto do que o atual. Isso ocorrerá por conta da medição correta do novo aparelho (após cinco anos de uso, os hidrômetros perdem a eficiência).

Informações – Com antecedência, o DAE notificará os moradores das residências que terão seus hidrômetros substituídos. Já as equipes que farão as trocas estarão devidamente uniformizadas. Esclarecimentos (ou em caso de vazamento, após a troca do medidor) podem ser obtidos pelo número 2181-1800, ramais 2210, 1004 e 1820, da Seção de Hidrometria do DAE/SCS.

Confira explicações sobre o funcionamento do hidrômetro – O hidrômetro é o equipamento que faz a apuração do consumo de água. No aparelho, existe um contador para registrar a quantidade de água que passou pelo medidor. O consumo é medido a partir da diferença entre o último número registrado e os valores do novo registro.

Chegada da água no hidrômetro – A água sai da Estação de Tratamento pela rede de distribuição, passa pela tubulação, entra no cavalete onde está o hidrômetro e, por fim, corre por dentro do medidor para, assim, estar disponível ao consumidor.

Leitura – No equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos. Para calcular o consumo mensal é necessário registrar o valor que aparece no hidrômetro (números pretos) e reduzir da leitura do mês anterior constante da conta.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "DAE substituirá hidrômetros com o tempo de vida útil expirado em São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *