DAE segue com seu trabalho de substituição de hidrômetros

706 0

Da Redação – O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano do Sul está substituindo 20 mil hidrômetros (relógios ou medidores) do município que estão com o tempo de vida útil expirado, sem custos aos consumidores. Isso para evitar o desperdício de água e vazamentos muitas vezes não-perceptíveis. A ação conta com investimento aproximado de R$ 3 milhões.

As substituições são executadas porque, com o passar dos anos, os aparelhos, que são responsáveis pela apuração da utilização hídrica, sofrem desgaste na relojoaria interna, fator que ocasiona comprometimento no funcionamento e prejudica a medição correta no consumo de água, geralmente para menos. Essa situação faz com que o desperdício de água e vazamentos muitas vezes não sejam perceptíveis aos usuários do serviço, o que dificulta o combate às perdas.

Em alguns casos, com os novos hidrômetros, o consumo mensal poderá ser um pouco mais alto do que o atual, por conta da medição correta do novo aparelho (em média, após cinco anos de uso, os hidrômetros perdem a eficiência).

“O hidrômetro é um aparelho destinado também para que o morador administre seu consumo e verifique se existe vazamento em sua residência. Basta monitorar o funcionamento do equipamento e observar se não existem alterações significativas no consumo diário”, explica o engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente do DAE.

Dica – O DAE sugere que o morador observe o consumo. É considerado como suficiente, para o consumo consciente de uma pessoa, o volume de 1 metro cúbico de água por semana. Por exemplo, se a sua família é composta por 4 pessoas e tiver o registro de 0034, uma semana após, você deverá observar leitura aproximada de 0038. Ao proceder assim, poderá evitar eventual excesso, por conta de vazamento, muito antes de receber uma conta com valor alto (outras informações podem ser obtidas na Autarquia Municipal, pelo número 2181-1800).

Informações – Com antecedência, o DAE notifica os moradores das residências que terão seus hidrômetros substituídos. Esclarecimentos (ou em caso de vazamento, após a troca do medidor) podem ser obtidos pelo número 2181-1800, ramais 2210, 1004 e 1820, da Seção de Hidrometria do DAE/SCS – acesso obrigatório ao leiturista, sujeito a multa e suspensão do fornecimento. Decreto Municipal número 9104/05 – artigos 73 e 77.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "DAE segue com seu trabalho de substituição de hidrômetros"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *