DAE se prepara para atender Plano de Contingenciamento para Alagamentos, Enchentes e Inundações

700 0

Da Redação – O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano intensificará ações como limpezas das redes, ramais, galerias de águas pluviais e bocas de lobo e de leão e ainda dará continuidade à manutenção preventiva das estações de bombeamento, como parte do Plano de Contingenciamento para Alagamentos, Enchentes e Inundações do município.

Na segunda quinzena de outubro, o prefeito Paulo Pinheiro assinou o decreto nº 10.916, que instituiu o Plano, destinado a integrar diversos setores públicos nas ações de enfrentamento às possíveis ocorrências, recuperação de áreas atingidas e restabelecimento da normalidade. E na tarde desta terça-feira (10/11), no Palácio das Águas, sede administrativa do DAE, reunião multisetorial discutiu detalhes e estratégias a serem adotadas por diversas áreas em ocorrências que podem ser causadas pelas chuvas do próximo verão – o Plano de Contingenciamento.

O Plano vigorará de 1º de dezembro deste ano a 15 de abril de 2016, é gerenciado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de São Caetano, com participação de secretarias municipais, autarquias, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), grupos de escoteiros e órgãos estadual e nacional de Defesa Civil.

“Durante todo o ano, desenvolvemos planejamentos para chegarmos nessa época mais tranquilos. No entanto, é fundamental que acertemos detalhes pontuais”, explicou o coordenador municipal de Defesa Civil, Carlos Eduardo Barbi, ao informar os participantes da reunião que existe, em São Caetano, um acompanhamento em tempo real, por meio de radares, das condições climáticas e níveis dos rios e que a cidade está equipada com sete pluviômetros, aparelhos de meteorologia utilizados para recolher e medir a quantidade de líquidos e sólidos (chuva e granizo) que caem num determinado local.

“Também analisamos os alertas sobre a previsão do tempo emitidos pela Casa Militar e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)”, destacou o coordenador. “Para este ano, especificamente, os meteorologistas dizem que as chuvas não cairão fora dos padrões, mas serão mais intensas”, completou.

Números – Para suporte em situações de riscos, os moradores de São Caetano têm à disposição os números 199, do Centro de Gerenciamento de Emergências, e o 4224-1658 e 4224-1758, ambos da Defesa Civil..

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "DAE se prepara para atender Plano de Contingenciamento para Alagamentos, Enchentes e Inundações"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *