DAE expõe dispositivo para incentivar moradores a economizar água

906 0

Da Redação – Os moradores que adentram ao Palácio das Águas, sede do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de São Caetano, pela porta principal – Avenida Fernando Simonsen, 303, no Bairro Cerâmica – se deparam com o projeto-piloto (e um banner elucidativo) de economia de água elaborado por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Luiz Olinto Tortorello. Nele, os jovens criaram um dispositivo para evitar o desperdício hídrico nos sistemas de caixas de descarga dos vasos sanitários da unidade estudantil – reutilizaram apenas material que seria jogado no lixo.

“A exposição desse trabalho logo na entrada do Palácio das Águas serve para incentivar os munícipes para que instalem o sistema em suas próprias residências”, explica Osmar Silva Filho, diretor-geral do DAE. “Em parceria com as demais secretarias da Prefeitura e, nesta iniciativa, especificamente, com a Pasta de Educação e a direção da EMEF Luiz Olinto Tortorello, adotamos muitas ações para garantir a economia de água e evitar o desperdício, mas sem desabastecer a população.”

Projeto – Tendo como base o Princípio de Arquimedes (todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado), os estudantes instalaram nas caixas acopladas aos vasos sanitários garrafas PET preenchidas com 1 litro de água. Desta forma, a cada acionamento da descarga, um litro de água é poupado no novo enchimento da caixa acoplada.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "DAE expõe dispositivo para incentivar moradores a economizar água"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *