DAE de São Caetano é pioneiro na adoção de Modelo de Excelência da Gestão FNQ

538 0

Da Redação – Nesta quinta-feira (4) foi realizado o evento “Mobilização e Sensibilização da FNQ”, palestra que marcou a parceria entre o DAE de São Caetano do Sul e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O evento teve a presença de todos os servidores da autarquia e de convidados que tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), uma metodologia de auto avaliação, avaliação e reconhecimento das boas práticas. Com a iniciativa, o DAE-SCS se torna o primeiro órgão público do estado de São Paulo a adotar esse modelo de excelência e qualidade.

O presidente da FNQ, Jairo Martins da Silva destacou que embora o DAE-SCS já tenha bons indicadores de desempenho, a busca por melhorias deve ser constante. “A tendência é que a população fique cada vez mais exigente com serviços públicos e o DAE-SCS teve a iniciativa de adotar o Modelo de Excelência e Gestão na busca por mais eficiência e produtividade. A FNQ vai transferir ao DAE-SCS fundamentos de excelência reconhecidos internacionalmente, para que fiquem enraizados na estrutura da autarquia e sejam aprimorados constantemente pela equipe”, completou Jairo.

Especialistas da FNQ explicaram que o projeto pretende deixar um legado, ao transferir conhecimentos e deixar os servidores capacitados para dar continuidade à busca por excelência. As boas práticas ficarão estruturadas na autarquia, serão incorporadas na sua gestão, por isso os resultados serão consistentes e sustentáveis. “Esse é um projeto pioneiro que vai ficar na história da autarquia”, comemorou Giovana Sandrini, consultora da FNQ.

O evento contou com a presença de Debora Feriozzi, representante da Elektro, que relatou aos participantes sua experiência na implantação do MEG. A empresa, distribuidora de energia, adota o MEG desde 2009, sendo que por duas vezes ganhou o Prêmio Nacional da Qualidade. Debora afirmou que as ferramentas e o modelo da FNQ deram grandes resultados na gestão da empresa, proporcionando uma busca por melhoria contínua. “A empresa sempre vai encontrar oportunidades de melhoria. É preciso que cada integrante da instituição tenha humildade para ouvir, mudar e melhorar. O projeto é algo que dá trabalho, mas os resultados são recompensadores. Posso afirmar que nossos colaboradores estão felizes com os resultados e o reconhecimento da Elektro e, com certeza, felicidade dá lucro” destacou Debora.

Engajamento e união de toda a equipe em torno do novo modelo de gestão serão necessários, pois o trabalho envolverá a participação e cooperação de todos. O projeto começará a ser implantado ainda neste mês, e as próximas etapas serão a capacitação de 90 servidores da autarquia, em cursos online e presenciais para que se tornem multiplicadores dos conhecimentos e possam fazer a auto avaliação assistida do órgão, que mostrará pontos fortes e pontos que devem ser aprimorados na gestão atual.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "DAE de São Caetano é pioneiro na adoção de Modelo de Excelência da Gestão FNQ"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *