CVSP: 19 anos fortalecendo o voluntariado em São Paulo

1040 0

Da Redação – No próximo dia 6 de maio, o Centro de Voluntariado de São Paulo – CVSP comemora 19 anos de incentivo ao voluntariado na cidade de São Paulo. Desde sua fundação desenvolve um intenso trabalho para incentivar e consolidar a cultura da participação social e cidadã transformadora, que detecta as necessidades sociais e busca soluções para resolvê-las. Desenvolve e orienta talentos e potencialidades dos que desejam se engajar, com responsabilidade participar da construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nesses 19 anos de atuação o CVSP tornou-se referência em voluntariado no Brasil, reunindo atualmente 1.285 organizações sociais em toda Grande São Paulo, que desenvolvem programas de voluntariado organizados e transformadores. Mais de 190 mil pessoas e 600 empresas já foram orientadas pelo CVSP para implantar e desenvolver ações e projetos de trabalho voluntário.

O Centro de Voluntariado de São Paulo encomendou em 2011 do IBOPE uma pesquisa sobre o perfil do Voluntário no Brasil. São 35 milhões de brasileiros que fazem ou fizeram trabalho voluntário.  Dos que atualmente realizam alguma ação de voluntariado, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Dentre os voluntários, 38% têm Ensino Médio completo ou superior incompleto e outros 20% têm Ensino Superior completo. A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora sendo que 51% destes em tempo integral e 16% meio período. Segundo a pesquisa, o serviço voluntário é exercido, em média, há 5 anos.

Dos voluntários que atualmente exercem alguma atividade, 54% fazem com uma frequência definida e 46% fazem sem uma frequência definida. Em média, os voluntários dedicam 4,6 horas ao serviço voluntário. A maioria dos voluntários (77%) declarou estar totalmente satisfeita com o serviço voluntário que realiza, com destaque para os resultados dos voluntários com mais de 50 anos (83% totalmente satisfeitos) e da classe social DE (86%). Em relação à motivação para o exercício do trabalho voluntário, 67% apontam que o fazem para “ser solidário e ajudar os outros”, 32% para “fazer a diferença e melhorar o mundo” e 32% por motivações religiosas. Dos voluntários entrevistados, 87% declararam que estão totalmente motivados em continuar a exercer o trabalho voluntário.

O voluntariado é uma escolha pessoal, individual e é importante o voluntário refletir sobre o que gosta de fazer, o que tem de melhor para oferecer e quanto tempo pode disponibilizar para essa ação. O voluntario deve refletir se gostaria de engajar-se em algum dos projetos de melhoria da cidade, procurar alguma escola ou uma organização social e hoje seu trabalho na organização pode ser presencial ou até mesmo à distancia (por meio da internet, telefone ou cartas, por exemplo). No voluntariado a pessoa escolhe os talentos e as habilidades que deseja compartilhar e usar em sua ação voluntária. Existem, no entanto, algumas que devem estar presentes em qualquer ação escolhida: acreditar na causa, projeto ou organização na qual for atuar comprometimento, responsabilidade, dinamismo e alegria naquilo que está realizando.

Levantamento divulgado pelo IDIS, Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, aponta Brasil em 105º lugar no ranking de solidariedade O Índice de Solidariedade ou World Giving Index da CAF é um estudo anual sobre o comportamento global de caridade baseado em pesquisas realizadas pelo Gallup em 145 países em 2014. Ele analisa três indicadores de doação: a porcentagem de pessoas que doaram para caridade, as que dedicaram tempo de voluntariado e as que ajudaram um desconhecido no último mês.  Mas o Brasil continua entre os dez países com maior número de voluntários. O relatório desse ano constatou que 13% das pessoas no Brasil se voluntariaram.

O conceito de que o voluntário é aquele que, é amplamente aceito e difundido. A profissionalização do terceiro setor e o comprometimento do voluntário, juntamente com a criação da Lei do Voluntário (lei nº. 9.608) também são importantes conquistas do voluntariado brasileiro nos últimos 19 anos.

Em comemoração a data, desde o dia 6 de maio, o CVSP tem mobilizado por meio do site e das mídias sociais mais e mais pessoas para se engajarem e fazerem parte! E ainda promove a entrega do Selo organização Parceira, reconhecendo projetos de voluntariado de 100 organizações sociais que desenvolvam programas de voluntariado atuantes e transformadores.

O Selo tem validade de dois anos e envolve organizações sociais cadastradas há mais de um ano no CVSP. Assim como nas edições anteriores diretores e coordenadores de voluntários de todas as organizações cadastradas são convidados a participar e responder um questionário de auto-avaliação sobre seus projetos.

“No ano em que o Centro de Voluntariado de São Paulo comemora 19 anos de sua fundação, a 7ª edição do Selo Organização Parceira representa o comprometimento das organizações sociais com fortalecimento do voluntariado no Brasil”, ressalta Milú Villela, presidente do Centro de Voluntariado de São Paulo.

O Centro de Voluntariado de São Paulo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que faz parte de uma grande rede de centros de voluntariado de todo o Brasil. Desde sua constituição, tem se firmado como um instrumento de promoção e fortalecimento do voluntariado, um centro de capacitação em voluntariado e um espaço de articulação e mobilização.

O Centro de Voluntariado de São Paulo parabeniza todas as organizações contempladas com o Selo e a todos os voluntários que atuam nessas organizações. Gente de Coração Voluntário que motivada pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.

Serviço – Centro de Voluntariado de São Paulo – Tel. 11 32665477. www.voluntariado.org.br e https://www.facebook.com/centrodevoluntariadodesaopaulo

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CVSP: 19 anos fortalecendo o voluntariado em São Paulo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *