Curso online ensina professores de SP a usar tecnologia em sala de aula

632 0

Da Redação – Além de giz e livros, professores das escolas estaduais de São Paulo estão apostando cada vez mais na tecnologia como ferramenta de estudo. Uma das novidades são as videoaulas. Bastante utilizadas em cursos a distância, o material também pode ser adotado como complemento curricular no Ensino Fundamental e Médio.

Pensando nisso, a Secretaria reuniu 10 vídeos que ensinam de forma simples e dinâmica como produzir atividades a partir dessa tecnologia. O material está disponível no endereço: curriculomais.educacao.sp.gov.br.

Cada aula tem, em média, 6 minutos. Não é preciso fazer cadastro. Basta ter acesso à internet e saída para áudio. A série está dividida em tutoriais: produção de roteiro, equipamentos para gravação, cenário, tipo de iluminação, edição e upload do conteúdo. Até agora, boa parte do que é utilizado pela rede é composta por atividades produzidas “fora da rede”. A ideia é que os professores passem a criar o próprio conteúdo.

A experiência já foi colocada em prática em algumas unidades. Na Escola Estadual Antônio Manoel Alves de Lima, na zona sul de São Paulo, por exemplo, quem deu o pontapé foi o professor de Química, Thiago Oliveira. Além de tornar a aula mais ágil, a ferramenta também aumentou o interesse dos alunos com os conceitos da disciplina, agora repassado a partir de simulações.

Expedição videoaulas – A aposta Secretaria com vídeos começou em 2015. No ano passado, professores de diretorias na capital, região metropolitana e interior participaram do projeto ‘Caravana Videoaulas’. Entre maio e setembro, as cidades receberam a visita de um estúdio itinerante. Com supervisão das equipes do YouTube e Fundação Lemann, os educadores tiveram a chance de operar, gravar e criar conteúdo audiovisual para internet.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Curso online ensina professores de SP a usar tecnologia em sala de aula"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *