Curso leva qualificação a participantes do programa Pesqueiro Sustentável

481 0

Da Redação – Proprietários e funcionários de estabelecimentos participantes do programa Pesqueiro Sustentável, da Prefeitura de São Bernardo, participarão do curso “Manejo de Pesqueiros”, que será realizado nos dias 7, 12, 14 e 19 de abril, das 19h às 22h, no auditório da Subprefeitura do Riacho Grande.

Entre os temas que serão tratados durante o curso estão caracterização dos sistemas de pesca; qualidade da água em pesqueiros; povoamento com peixes; manejo alimentar; manejo de inverno versus manejo de verão; controle de invasores; enfermidades e parasitoses; comercialização de peixes e manejo de resíduos: vísceras e peixes mortos.

A diretora do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Gestão Ambiental Gabriela Priolli de Oliveira aponta que o foco do programa é promover a melhoria da qualidade ambiental dos pesqueiros e dos serviços oferecidos aos turistas. “É uma proposta de fomento e incentivo à atividade ecoturística no município que trabalha as questões ambientais e socioeconômicas. Com isso ganham todos, os empreendedores, que incrementam o negócio, atendem melhor seu público e atraem mais visitantes; o meio ambiente, com os cuidados e melhorias ambientais que são executadas nos pesqueiros; e o município, que promove atividade ecoturística de qualidade.”

O curso será ministrado pelo especialista em piscicultura Fabio Mori, para quem o programa oferecido pela Prefeitura é inovador e único até o momento. “O curso é uma chance de os proprietários serem orientados e terem melhores produtos para oferecer aos frequentadores dos estabelecimentos”, disse.

Pesqueiro Sustentável – No total, são oito pesqueiros, com lagoa artificial, que participam das ações que tiveram início em agosto de 2013 e seguirão ao longo deste ano. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Gestão Ambiental, em parceria com as secretarias de Saúde, de Serviços Urbanos, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e Subprefeitura do Riacho.

O objetivo do programa é fomentar a pesca, contribuir para a promoção de melhorias nesse segmento, respeitando os três pilares da sustentabilidade: proteção ambiental, desenvolvimento social e crescimento econômico.

Entre as ações desenvolvidas com os proprietários dos pesqueiros estão cursos, diagnóstico e implantação de práticas relacionadas aos serviços de alimentação; abastecimento de água; destinação correta de resíduos, incluindo da pesca; manejo da paisagem e legislação ambiental.

Os pesqueiros participantes do programa oferecem estrutura para prática da pesca esportiva, com diferentes variedades de espécies de peixes e de diversos tamanhos. Os turistas também dispõem de serviços como restaurantes, lanchonetes, churrasqueiras, playgrounds, trilhas e passeio a cavalo, entre outros.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Curso leva qualificação a participantes do programa Pesqueiro Sustentável"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *