Curso desvenda os segredos que se escondem na imagem, no homem que a produziu e em seus leitores

487 0

Da Redação – Elas nos cercam, ininterruptamente, onde quer que estejamos; e, essa contínua exposição, nos torna seus consumidores vorazes sem que, muitas vezes, nos apercebamos disso. Sim, falamos das imagens!

Mas, será que sempre foi assim? Que mistérios as imagens e o homem, seu criador, escondem para que possamos compreender melhor sua forma de manifestação ao longo da história?

Que tal conhecer melhor todos esses segredos imagéticos?

A partir de fevereiro de 2019, nas noites de terça-feira, o Prof. Dr. Jack Brandão nos leva a compreender melhor esses mistérios por meio de seu curso Iconografia, Iconologia, Iconofotologia: os mistérios que se escondem na imagem e no homem,ministrado pelo Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS da JackBran Consult.

O objetivo do curso é ir além de uma mera apresentação e conceitualização de iconografia, de iconologia e de iconofotologia. Ele pretende proporcionar aos alunos uma verdadeira viagem pelo mundo escondido no referencial imagético que se perdeu desde o século XVIII.

Naquela época, o Iluminismo, conhecido como Século das Luzes, praticamente enterrou toda uma extensão de conhecimento sobre imagem que havia sido construída há séculos e fazia parte de uma grande mescla cultural construída desde tempos imemoriais.

Assim, empregando o conceito de Belting de Nachleben (pós-vida) das imagens, o curso oferecerá um suporte teórico-imagético àqueles que têm, na imagem, sua ferramenta de pesquisa, de trabalho, ou mesmo para aqueles aficionados a temas do gênero. Torna-se, portanto, um curso imperdível para  quem trata direta ou indiretamente do tema, como estudantes de arte (sacra e profana), arquitetura, literatura, historiadores de arte, religiosos e afins, comunicação social, psicólogos, psicanalistas…

Isso sem contar com seu grande suporte teórico: Alberti, Auerbach, Barthes, Belting, Didi-Huberman, Foucault, Gombrich, Horapolo, Jack Brandão, Jung, Panofsky, Peter Burke, Ripa, Vasari, dentre outros.

Saiba quem é Jack Brandão

Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, de modo especial de sua recepção pelo leitor hodierno; desenvolvendo o conceito de iconofotologia, com o qual mantém sua linha de pesquisa. Autor de livros acerca do tema, bem como de artigos referentes ao assunto em revistas acadêmicas do Brasil e do exterior; poeta e romancista. Coordenador do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS, além de editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.  

Serviço – Curso Iconografia, Iconologia, Iconofotologia: os mistérios que se escondem na imagem e no homem. Período: terças-feiras à noite. Dias: 19 e 26 de fevereiro; 12, 19 e 26 de março; 2 e 9 de abril de 2019. Aulas: 19h às 22h (intervalo para o café). Carga horária: 21 horas. Valor: R$ 500,00 à vista ou R$ 600,00 (em 3x no cartão). Local: Colégio Maria Imaculada (Avenida Bernardino de Campo, 79, Próximo ao Metrô Paraíso (sentido Avenida Paulista). Inscriçõescursos_inscricoes@condesfotosimagolab.com.br
Mais informações: condesfotosimagolab.com.br Ao final do curso o aluno receberá o certificado.


Total 5 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Curso desvenda os segredos que se escondem na imagem, no homem que a produziu e em seus leitores"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *