Curso de formação profissional com elevação de escolaridade forma a primeira turma

617 0

Da Redação – A noite desta quinta-feira (30) foi de festa e muito orgulho para os primeiros formandos dos cursos da Eja-Fic (Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial e Continuada) que participaram da formatura realizada no Teatro Municipal de Santo André.

O programa, retomado em 2013, oferece a oportunidade de conclusão dos estudos para quem não terminou o ensino fundamental, paralelamente à aquisição de uma formação profissional em uma das cinco áreas disponíveis: administração, alimentação, imagem pessoal, multimídia  e construção civil. A cerimônia teve muita música e a presença do prefeito Calos Grana e do secretário de Educação, Gilmar Silvério.

Um total de 71 alunos se formaram neste semestre. Ao escolher uma área de atuação, o aluno irá aprender quatro ocupações relacionadas àquele campo de trabalho, chamado arco ocupacional. Quem optar por trabalhar com alimentação, por exemplo, (vai) aprender a função de auxiliar de cozinha, e então confeccionador de produtos de confeitaria para cafeterias, em seguida  confeiteiro e, por último, auxiliar de padeiro, além das matérias de base comum como português e matemática. Cada ocupação tem duração de seis meses, em média.

“A formação profissional integrada, extinta na ultima gestão e retomada na atual, teve a oferta triplicada nos últimos quatro anos.  Com isso garantimos que trinta por cento das vagas da EJA sejam oferecidas com uma formação profissional, atingindo antecipadamente a meta estabelecida para 2025 pelo Plano Nacional e pelo Municipal de Educação. Esse feito reafirma nosso compromisso histórico com a educação dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade”, frisou o secretário de Educação, Gilmar Silvério.

Os cursos acontecem nos cinco Centros Públicos de Formação Profissional  da cidade: Valdemar Mattei, na Vila Pires, Armando Mazzo, no bairro Príncipe de Gales, Júlio de Grammont, no Parque Andreense, Miguel Arraes, no Jardim Cristiane, João Amazonas, no Capuava, e  em três Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), neste caso na área de administração. As escolas com EJA na área de administração são a Cora Coralina, Cândido Portinari e João de Barros.

”Ao participar de uma noite como esta, ouvindo depoimentos de alunos tão satisfeitos por alcançar essa conquista, fico com a esperança dobrada. Afinal, eu acredito que só tendo oportunidades é que conseguimos vencer. E vocês já estão no caminho certo”, destacou o prefeito Carlos Grana. Ele destacou, ainda, o orgulho que sente por Santo André ter sido considerada um dos destaques nacionais do prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. Segundo Grana, as ações bem sucedidas na educação colaboraram em muito para que Santo André alcançasse tamanho reconhecimento.

Inscrições – Estão abertas as inscrições para novas turmas de EJA-Fic. Quem precisa concluir a primeira fase do ensino fundamental, que vai até o 5º ano,  tem até o dia 30 de setembro para se increver. Já quem quer concluir o fundamental (entre 6º e 9º ano) as inscrições se encerram em 24 de agosto.

Para se inscrever é preciso apenas ter mais de 15 anos e estar fora do sistema regular de ensino.  Os interessados podem procurar a unidade escolar mais próxima ou ligar para 4468-4293. As matrículas são feitas  pessoalmente, mediante apresentação do RG, comprovante de residência e histórico escolar, se o aluno tiver.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Curso de formação profissional com elevação de escolaridade forma a primeira turma"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *