Curso de Ecosofia na Casa da Cidade terá aula inaugural gratuita no dia 7 de junho

128 0

Da Redação – O Instituto Casa da Cidade, que se firmou como importante centro de debates, conferências, cursos de formação e eventos culturais na região da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, promove, no dia 07 de junho (quinta-feira), uma aula aberta e gratuita do curso “A Ecosofia em processos e práticas”, ministrado pelo ecologista, músico-performer e pesquisador Rodrigo Reis.

Para além de fundamentar uma Ética para o século XXI, a Ecosofia convida a uma práxis Estética, por meio de formas singulares e criativas de engajamento Eco-político, o que consiste meios possíveis de articulação entre o Cuidado de Si, a reinvenção do ser-em-grupo e de ocupação de ecossistemas e cidades.Desde sua publicação em 1989, As Três Ecologias de Felix Guattari, contagia protagonistas, coletivos e pensadores contemporâneos e, assim, vem sendo ampliada, polinizada e aplicada nos mais diversos campos de conhecimento e práticas ecológicas, urbanísticas, artísticas, pedagógicas, clínicas, sociais e em políticas públicas.

Neste curso, em parceria com a Rede PermaSampa e o Instituto Casa da Cidade, além de aprofundar conceitos, Rodrigo Reis compartilha experiências dos últimos 15 anos cartografando múltiplas parcerias com educadores, terapeutas, artistas, urbanistas, permacultores, pesquisadores, coletivos urbanos e grupos de estudos de dentro e fora da academia, dando forma às produções e expondo as potências de uma rede de conexões afetivas em torno da fértil Ecosofia.

Os encontros são experiências sensíveis recheadas por degustação de músicas, imagens e audiovisuais. Durante o processo, o grupo cria e produz uma atividade final, definindo seu local, que pode ser em espaço ou galeria fechados, ou ruas, praças, parques, hortas e até mesmo em sítios nos arredores de SP. A proposta de convivência num sábado, é de pôr em ação os conceitos estudados e praticar o método cartográfico.

O curso acontece durante as quintas-feiras de junho, e no dia 05 de julho, das 19h às 22h, mais um sábado, dia 07 de julho, das 10h às 18h, totalizando 20 horas de atividades. Para a aula inaugural gratuita, não é necessária inscrição. Confira a programação na página do evento:https://www.facebook.com/events/419385458532597/

Sobre Rodrigo Reis – é ecologista, músico-performer e pesquisador. Bacharel em Composição e mestrando em Artes Cênicas pelo IA-UNESP. Desde 2003, agencia cursos e ateliês-residências na articulação e na dobra das propostas de Felix Guattari e da Taanteatro Cia: a Ecosofia e a Ecoperformance, numa rede heterogênea, itinerante, autônoma e colaborativa de estudo, pesquisa e criação na intersecção Arte-Klínica-Micropolítica em múltiplos espaços e contextos.Sobre a Casa da Cidade

Desde junho de 2000, a Casa da Cidade promove debates, conferências, cursos de formação e eventos culturais na região da Vila Madalena. Funcionando de modo informal nos primeiros anos, ficou conhecida como Casa da Rodésia. No ano de 2005, foi instituída como uma entidade civil sem fins lucrativos e ganhou o nome Instituto Casa da Cidade.Sobre o Coletivo PermaSampa – Fundado em 2015 e pautado em três princípios éticos: cuidar das pessoas, cuidar do planeta e partilhar os excedentes, o coletivo PermaSampa promove o PDC: Curso de Design Permacultural Urbano.

Em parceria com o Instituto Casa da Cidade, e composto por um time de educadores com sólida experiência na área, sua missão é desenvolver e multiplicar a Permacultura Urbana na cidade de São Paulo.

Serviço – “A Ecosofia em processos e práticas. Aula inaugural gratuita dia 7 de junho (não é necessária inscrição). Aulas dias 7, 14, 21, 28 de junho e 05 de julho, quintas das 19h às 22h e Julho dia 7, sábado das 10h às 18h, no Instituto Casa da Cidade (Rua Rodésia, 398 – Vila Madalena, São Paulo). Capacidade: 15 vagas Informações e inscrições: inscricoes@casadacidade.org.br Mais informações: https://www.facebook.com/events/419385458532597

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Curso de Ecosofia na Casa da Cidade terá aula inaugural gratuita no dia 7 de junho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *