Curso de Braile garante inclusão de deficientes visuais em Ribeirão Pires

23 0

Aulas são oferecidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação municipal

Da Redação – Com objetivo de promover a inclusão social, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, oferece aos munícipes, professores e aos deficientes visuais curso gratuito de braile.

As aulas acontecem no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFORPE), e são ministradas pelo professor José Nilton, que é deficiente visual, e pela professora assistente Camila Lima.

Atualmente, o curso alfabetiza oito deficientes visuais ou com baixa visão e seus acompanhantes. No total, 21 pessoas, entre munícipes, professores e estagiários de pedagogia, participam do curso que é ofertado em dois módulos.

As aulas abrangem o código de leitura e escrita baseado em 64 símbolos em relevo utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. São oferecidas apostilas elaboradas pela Coordenadoria Pedagógica para consultas do conteúdo que abrange desde o alfabeto básico até códigos mais avançados de matemática.

De acordo com o professor, José Nilton, o braile para pessoas cegas é importante para dar independência. “Com a alfabetização, é possível entrar em um elevador com segurança, receber contas, fazer compras, ou seja, tem aplicação na vida das pessoas cegas em todos os momentos”, ressaltou.

André dos Santos, de 18 anos, morador da Vila Nova Roncon, deficiente visual, aprovou o curso. “Estou aprendendo a ler. Essa oportunidade irá garantir minha independência e vou realizar minha meta que é entrar para a faculdade de Administração”, afirmou o estudante. Para a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart, o objetivo das aulas para os munícipes sem deficiência visual visa transmitir o conhecimento.  “Nossa gestão tem garantido qualificação profissional e àqueles que poderão atuar, direta ou indiretamente, com os deficientes visuais”, explicou a secretária.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Curso de Braile garante inclusão de deficientes visuais em Ribeirão Pires"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *