Cultura africana dá o tom na Feira de Antiguidades de Paranapiacaba

39 0

Programação pelas redes sociais terá ainda outras atrações musicais, capoeira e teatro infantil

Texto: Marcos Imbrizi – Crédito-foto: Divulgação/PMSA

Da Redação – A apresentação da cantora Fanta Konatê será a atração da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba deste sábado (24), às 20h. Acompanhada da Trupe Djembedon, ela fará um show de música e dança da África Oeste e Diáspora.

A programação, de sexta-feira (23) a domingo (25), terá mais música com Tata Alves, Zé Terra, oficina de capoeira com o contramestre Japa e teatro infantil com a Cia. Navega Jangada, sempre pelas redes sociais. O público pode conferir ainda os artigos de 43 expositores. A feira, realizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc do Estado de São Paulo, conta com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André.

A cantora Tata Alves se apresentará nesta sexta. A partir das 20h, acompanhada de seu violão, ela mostrará duas músicas de sua autoria ‘Antes do Big Bang’ e ‘Dendê’. Indicação: livre.

No sábado, às 11h, o contramestre Denis Oyakawa, o Japa, realizará a oficina de capoeira ‘Ancestralidade na mente, corpo e alma’. A atividade contará com uma introdução à cultura da capoeira, a apresentação de movimentos básico. Indicação: maiores de oito anos.

E no sábado, às 20h, Fanta Konatê e a Trupe Djembedon farão um show de música e dança da África Oeste e Diáspora. A apresentação contará com instrumentos ancestrais e contemporâneos que preservam a identidade africana do ensemble de Djembês e Dununs, tambores da etnia Malinkê (Guiné/Mali) e expandem do jazz do oeste africano às culturas populares brasileiras. Indicação: livre. Duração: 50′.

A programação do domingo terá início às 15h, com a peça de teatro infantil ‘A Pequena Semente do Tempo’, com a Cia. Navega Jangada. No enredo, Julieta, uma menina brincalhona, arteira e curiosa, interage com seu avô Nono, um senhor sábio, contador de histórias e amigo de um tal de… tempo. Indicação: livre. Duração 55′.

No domingo, às 19h, o cantor Zé Terra, acompanhado de sua viola, apresentará a música ‘Viola de Papo’, composição própria e de Laura Campanér. Indicação: livre.

Esta edição virtual da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba contou com recursos provenientes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc do Estado de São Paulo, que tornaram possível a ampliação da programação e a contratação de mais de 220 artistas de diversas áreas.

Além de muita música, teatro, circo e saraus, a feira terá um total de 130 eventos, até 30 de abril. Todas as atividades poderão ser conferidas no site https://www.fparanapiacaba.com/, no Facebook (@feiraparanapiacaba), no Instagram (@fparanapiacaba) e no canal do YouTube da feira.

História – A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba é realizada desde 2015 com expositores da Região Metropolitana de São Paulo, inclusive com moradores da Vila de Paranapiacaba. Entre as artes, há o tradicional artesanato em tecidos, linhas e pedras e antiquários.

A feira também tem parceria com grupos que buscam novas formas de interagir com o mercado de trabalho de forma coletiva, como a Associação Fibras da Serra e o Coletivo FOOP.

Nesta edição, a produção executiva e a curadoria são de Anita Carvalho e Leonete Accetto e a proponente do projeto foi a empresa Ba Rocco Produções.

Serviço – Feira de Artes e Artesanato de Paranapiacaba – edição virtual. Além de 43 expositores, participação de artistas visuais, além de apresentações musicais, saraus, teatro e circo, entre outros, num total de 130 eventos. Até 30 de abril. Confira a programação em www.fparanapiacaba.com Transmissão pelo site www.fparanapiacaba.com/, Facebook (@feiraparanapiacaba), Instagram (@fparanapiacaba) e canal do YouTube da feira. O projeto conta com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Atividades gratuitas.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cultura africana dá o tom na Feira de Antiguidades de Paranapiacaba"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *