Cuidados com a decoração de natal

708 0

Da Redação – Com a chegada do Natal as ruas, praças e casas da cidade ganham um charme a mais com lâmpadas coloridas, estrelas que piscam, bonecos que dançam e cantam, entre outros enfeites. No entanto, é preciso ficar atento para os perigos que uma instalação mal feita dos itens elétricos pode trazer. Para que sua decoração não fique apenas bonita, mas também segura, o engenheiro eletricista e professor do Centro de Capacitação em Tecnologia da Loja Elétrica, João Carlos Lima, dá algumas dicas:

Na hora da compra o consumidor deve verificar a procedência e a qualidade dos produtos. O ideal é optar pelos adereços que possuam certificado do Inmetro. Se quiser aproveitar a decoração do ano anterior, é preciso verificar as condições em que o material se encontra. É importante também ficar atento à sobrecarga na rede elétrica.

“Muitos adornos luminosos de Natal têm alto consumo de energia,  podendo gerar problemas como queda de disjuntores do quadro de energia. Se a decoração for de grande porte, consulte um profissional da área”, ressalta Lima.

Um dos erros mais frequentes é o excesso de “luzinhas” e a utilização dessas peças misturadas a outras, criando uma confusão visual e, principalmente, um ambiente propício a possíveis curtos-circuitos. Para quem deseja decorar a parte exterior da casa, vale lembrar que os objetos decorativos nunca devem ser instalados perto da rede de distribuição de energia e em áreas sujeitas a chuvas e alagamentos.

Ao fazer emendas utilize fitas adequadas. Nunca faça isolação com fita adesiva plástica, fita crepe, esparadrapo ou semelhantes. Não utilize adaptadores para ligar vários conjuntos decorativos em uma mesma tomada, pois poderá ocorrer sobrecarga, provocando superaquecimento e até curto circuito na instalação. Só ligue os equipamentos depois que toda a iluminação estiver montada. Se precisar mexer na fiação ou nas lâmpadas, desligue os equipamentos da tomada;

Já para os que querem fugir do aumento da conta de luz, uma opção é a tecnologia em LED (Diodo Emissor de Luz) que tem baixo consumo de energia, maior durabilidade e não aquecem. O professor ainda chama a atenção para a utilização de programadores de horário, que evitam o funcionamento dos itens natalinos em momentos desnecessários.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cuidados com a decoração de natal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *